fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Governador sanciona lei de inclusão digital de idosos no Amazonas

Leia sancionada pelo governador Wilson Lima institui a campanha de inclusão digital destinada aos idosos. Capacitação deve ocorrer em oficinas para uso de novas tecnologias.

10 de maio de 2022

Compartilhe

Governador sancionou lei de inclusão digital de idosos. (Foto: Divulgação)

No Amazonas, a capacitação de idosos no mundo digital contará com campanha permanente. O governador Wilson Lima sancionou a lei que institui a campanha de inclusão digital destinada à pessoa idosa. A capacitação deve ocorrer por meio de oficinas de inclusão digital para uso de novas tecnologias da informação.

Sancionada em abril, a Lei nº 5.846 tem entre seus objetivos incentivar a sociedade civil para que estabeleça “programas voluntários com o intuito específico de fortalecer a conexão das pessoas de diferentes gerações, gêneros e culturas, envolvendo-as na inclusão digital”.

No âmbito da administração estadual, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), já promove cursos de capacitação para idosos com inclusão no mundo digital.

Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), são ofertados cursos que vão desde como usar o telefone celular, até navegar por redes sociais como o YouTube.

Severino Ramos da Silva, de 72 anos, é um dos alunos da atual turma de Informática Básica da FUnATI. Ele conta sobre a alegria de aprender novas tecnologias. “Sou muito feliz em poder me ‘alfabetizar’ no mundo digital, porque sem isso não consigo sobreviver na sociedade, onde tudo é digital”, disse.

Outro trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com um projeto de Inclusão Digital que capacita idosos no uso de ferramentas digitais como smartphones e computadores. A iniciativa já realizou a formação de mais de 3 mil idosos na capital amazonense.

Novas turmas

Na parceria entre FUnATI e Cetam, três turmas estão sendo capacitadas em informática básica e avançada. Cada curso tem a duração de dois meses e meio e, a cada etapa do curso, são formados 80 alunos.

Novas turmas estão previstas para o mês de junho na capital.

As inscrições são feitas presencialmente, na coordenação de extensão na sede da Secretaria da FUnATI, localizada na avenida Brasil, 11.430, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da FUNaTI (Instagram @funatiamazonas, Facebook FUnATI Amazonas) ou pelo site www.funati.am.gov.br.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Agência do AM e Prefeitura de Parintins debatem sobre atracação de barcos

Agência Reguladora do Governo consultou a prefeitura de Parintins e outros órgãos para ordenar o fluxo de passageiros no Festival Folclórico.

26 de maio de 2022

Amazonas apresenta projetos ambientais para embaixador da Irlanda

Governo do Amazonas busca parceria com o projeto "Irlanda Global" para conseguir financiamentos a projetos ambientais em execução.

26 de maio de 2022

Crianças de comunidades ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas

Crianças da comuniade do Livramento vão assistir no Teatro Amazonas o espetáculo “Onheama”, em mais uma iniciativa de inclusão cultural do Estado.

26 de maio de 2022

Fundação Cecon ganha novos equipamentos e amplia oferta de exames

Com a entrega dos equipamentos feita pelo Governo do Amazonas, a estimativa é que, mensalmente, sejam realizados na Fundação Cecon 1,5 mil tomografias e 800 exames raio-X.

26 de maio de 2022

Ações do ‘Governo Presente’ chegam ao bairro Cidade Nova pela 5ª vez

Programação tem início às 8h e encerra às 14h, neste sábado (28), no Ceti João dos Santos Braga. Mais de 20 mil atendimentos já foram realizados em edições anteriores.

26 de maio de 2022

Cheia deixa 40 cidades em situação de emergência no Amazonas

Em 2022, 58 dos 62 municípios do Amazonas enfrentam os danos causados pela enchente. efeitos mais severos ocorreram nas cidades de Careiro da Várzea e Anamã.

26 de maio de 2022

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022