fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Governador destaca ações do Amazonas no combate às mudanças climáticas

Em evento virtual com embaixadores dos Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Reino Unido e União Europeia, Wilson Lima indicou ações contra mudanças climáticas no Amazonas.

15 de abril de 2021

Compartilhe

No Amazonas, ações combatem desmatamento e poluição, diz governador Wilson Lima (Foto: Eustáquio Libório/RT1)

O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (14), as ações do Amazonas no combate às mudanças climáticas, durante reunião virtual entre os governadores da Amazônia Legal e embaixadores dos Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Reino Unido e União Europeia.

Wilson Lima enfatizou que, mesmo com os problemas causados pela pandemia, as autoridades mundiais não podem perder de vista a redução das queimadas, perseguindo as metas de redução de desmatamento, e o desenvolvimento sustentável.

O Amazonas possui a maior reserva de gás natural em terra do país, ressaltou Wilson Lima no encontro. Disse, ainda, que todas as térmicas em Manaus, hoje, são movidas a gás.

“Com esse movimento foram retiradas 200 carretas que circulavam, por dia, para o transporte de diesel para essas térmicas, isso só para citar alguns exemplos no que a gente pode avançar”, disse o governador.

Wilson Lima destacou que, nos primeiros três meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o Amazonas conseguiu uma redução de 12% nos alertas de desmatamento.

“Somente agora no mês de março, que se encerrou, nós tivemos uma redução de 15%, e a gente avança também em decretos da nossa lei de serviços ambientais. Estamos trabalhando na concessão de algumas florestas estaduais, duas a gente está trabalhando, inclusive, com o BNDES, que é uma parceria com o BID, para o levantamento de um inventário florestal para a concessão para a exploração turística, para a visitação turística”, destacou o governador.

Disse, ainda, que o Amazonas incentiva o manejo florestal sustentável, para a exploração da madeira de forma sustentável.

No encontro, o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, declarou que as grandes potências mundiais têm interesse em investir nos estados brasileiros, que estão se dedicando para combater o desmatamento. “Não se pode tratar da floresta em pé sem cuidar das pessoas. Por isso estamos comprometidos com o social e econômico. Esperamos manter esse canal aberto e ter maneiras de apoiar vocês. Nós queremos dobrar o investimento daqueles que estão obtendo sucesso”, disse.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021