fbpx

sexta, 12 de agosto de 2022

Garimpeiros do Madeira buscam abrigo em ginásio após chegada da PF

Em menos de um mês, os garimpeiros voltam a ser alvo de mais uma operação da Polícia Federal para coibir o garimpo ilegal no rio Madeira; uso de mercúrio contaminou região.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Garimpeiro tentam retirar objetos de balsas antes da chegada dos agentes da PF (Foto: Divulgação)

Em vídeo enviado ao RealTime1 na tarde desta quarta-feira (15), garimpeiros do rio Madeira dizem temer repressão da Polícia Federal (PF) durante a operação Uiara 2, que tem por objetivo a identificação e a destruição de balsas/dragas usadas no garimpo ilegal de ouro na região.

Nas imagens, o vice-prefeito de Borba, Zé Pedro, se apresenta como porta-voz dos garimpeiros.

“Nós estamos ao lado dessas famílias que atuavam no garimpo, mas atualmente estavam todos parados na frente da cidade. A segunda ordem da PF veio e elas ficaram nessa situação [sem lar]”, explica o vice-prefeito no início do vídeo.

Ainda segundo o parlamentar, há crianças, homens e mulheres e pais de família que já começaram a transportar objetos pessoais e outros itens para evitar que eles sejam destruídos – como ocorreu na operação anterior, realizada no fim do mês de novembro deste ano. Naquela ocasião, mais de 130 balsas foram destruídas – boa parte delas pelo fogo.

A população do garimpo, que vive hoje sobre as balsas, está se dirigindo para o ginásio municipal onde a Prefeitura de Borba, segundo o vice-prefeito, oferece um suporte.

“É uma calamidade pública muito forte e triste na cidade de Borba. Nós estamos a menos de 15 dias do Natal e vendo essas famílias todas perdendo as suas casas”, lamenta Zé Pedro.

O vice-prefeito destaca que o apelo dos garimpeiros é para que a PF não queime seus pertences. “Eles vão se retirar e seguir para as suas comunidades, que ficam acima da cidade de Borba”, garante o parlamentar ao finalizar o vídeo. Confira:

Laudo aponta contaminação no rio Madeira

O laudo da perícia feita, pela PF, a partir da análise de coleta de vestígios na região (água, sedimentos, fauna, flora e em cidadãos ribeirinhos), detectou elevados índices de contaminação por mercúrio na água, no leito do rio, na vegetação e nos seres humanos que habitam as margens do rio Madeira.

Antes da divulgação do laudo da PF, o RealTime1 mostrou um alerta feito pelo pesquisador Paulo Basta, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), sobre a contaminação da região pelo uso de mercúrio.

Assista à reportagem da TV RealTime1 produzida na região do garimpo do rio Madeira:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022