fbpx

quinta, 09 de dezembro de 2021

FMT pede cautela na dispensa do uso de máscara por prefeituras

Presidente da FMT, Marcus Guerra, disse que mesmo em ambientes abertos o vírus pode ser amplamente transmitido por conta da falta de distanciamento social.

19 de novembro de 2021

Compartilhe

Guerra atribuiu o controle da pandemia por alguns países no mundo antes da vacinas a medidas não farmacológicas como a máscara. (Foto: Divulgação)

O presidente da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), infectologista Marcus Guerra, pediu que a decisão de suspender o uso de máscara em ambientes abertos seja tomada com muita cautela. Ele aponta que mesmo em ambientes abertos o vírus ainda pode ser transmitidos por causa da falta de distanciamento social.

Na quarta-feira (17), o prefeito de Rio Preto da Eva Anderson Sousa (Progressistas) decidiu suspender o uso de máscaras de em locais abertos. Segundo ele, a decisão foi tomado com base no avanço da vacinação no município. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que a população-alvo da campanha de vacinação já atingiu 82% na primeira dose e 52%, na segunda.

“Mesmo em ambiente aberto, se for durante um evento, por exemplo, as pessoas vão estar muito próximas, não vão guardar o distanciamento. Vão ter o mesmo risco de estar em um ambiente fechado”, alertou o médico infectologista.

Guerra atribuiu o controle da pandemia por alguns países no mundo antes das vacinas a medidas não farmacológicas como a máscara. O infectologista destaca que o uso de máscara ainda segue sendo muito efetivo não só contra a covid-19, mas também contra doenças respiratórias como a tuberculose.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Festejos à Padroeira do Amazonas ocorrem durante toda a quarta-feira

Os festejos ocorrerão até às 17h com a realização de uma missa campal na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro.

8 de dezembro de 2021

Prefeitura premia curtas do ‘Programa Ampliando Horizontes’

O objetivo do programa é estimular nos alunos a comunicação pela língua, estudada em curto espaço de tempo, usando diálogos, músicas, imagens e sons.

8 de dezembro de 2021

Prefeitura mantém serviços essenciais durante o feriado

Serviços relacionados à saúde e limpeza terão continuidade no feriado da Padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição.

8 de dezembro de 2021

Governo anuncia suspensão de eventos com mais de 3 mil pessoas

Governo adotou medida após dados epidemiológicos indicarem aumento nos casos de Covid-19, e em função da variante Ômicron.

8 de dezembro de 2021

Acesso à praia da Ponta Negra é liberado no feriado desta quarta-feira

Agora, o complexo voltou a funcionar de segunda a domingo, de 9h às 17h (para banho no rio). Antes, o acesso à praia estava interditado aos finais de semana e feriados.

7 de dezembro de 2021

Famílias da calha do Juruá começam a receber Auxílio Estadual Permanente

A entrega do benefício é feita somente para o titular do cartão, mediante apresentação de documento de identificação com foto, coleta de assinatura e registro no app SASI.

7 de dezembro de 2021

FGV divulga resultado final do concurso para o Tribunal de Contas do AM

Mário de Mello, presidente do órgão, disse que o sentimento é de "dever cumprido" por ter conseguido renovar o quadro de colaboradores do TCE-AM.

7 de dezembro de 2021

Nova rede de água de Envira terá investimento de R$ 4,3 milhões

Prefeitura de Envira havia declarado estado de calamidade pública devido ao nível crítico de funcionamento e contaminação dos poços de captação na cidade.

7 de dezembro de 2021