fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Fiocruz alerta para tendência de aumento das síndromes gripais no AM

Estado e capital Manaus apresentam sinais moderados, com 75% de probabilidade de crescimento de casos em seis semanas); Covid-19 é responsável por 96% de SRAG no país.

10 de junho de 2021

Compartilhe

Incidência de SRAG é considerada uma métrica para acompanhar pandemia no Brasil (Foto: Divulgação)

O Amazonas é um dos 13 dos 27 Estados que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (seis semanas) no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A análise é do último Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referente à semana de 23 a 29 de maio. 

O documento divulgado pelo Fiocruz revela um agravamento no Brasil na comparação com a semana anterior do referido período, quando cinco Estados apresentaram queda na incidência da síndrome. Apesar do alerta do InfoGrupo, o Amazonas, junto com Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins, tem 75% de probabilidade de aumento de pessoas infectadas por algum tipo de SRAG. Um sinal moderado de tendência de crescimento de casos de longo prazo, segundo a fundação.

Geralmente, a incidência de SRAG é considerada uma métrica para acompanhar a pandemia da Covid-19 no país porque em 96% dos casos de síndrome, que são atribuídos a uma infecção viral e submetidos a testes, a causa é o vírus SARS-CoV-2 (coronavírus). Outras casos são de Influenza A, Influenza B e vírus sincicial respiratório (VSR).

E os mesmos indicadores atribuídos para o Amazonas sobre o crescimento na tendência de casos de SRAG são vistos na capital Manaus, conforme o Boletim InfoGripe.

O Amazonas também está incluído nos 22 dos 27 Estados em que se observa no mínimo uma macrorregião de saúde com sinal de crescimento nas tendências de longo ou curto prazo (três semanas). E em ao menos metade de suas macrorregiões, o Estado apresenta sinal de crescimento na incidência de SRAG.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021