fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

Fiocruz alerta para tendência de aumento das síndromes gripais no AM

Estado e capital Manaus apresentam sinais moderados, com 75% de probabilidade de crescimento de casos em seis semanas); Covid-19 é responsável por 96% de SRAG no país.

10 de junho de 2021

Compartilhe

Incidência de SRAG é considerada uma métrica para acompanhar pandemia no Brasil (Foto: Divulgação)

O Amazonas é um dos 13 dos 27 Estados que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (seis semanas) no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A análise é do último Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referente à semana de 23 a 29 de maio. 

O documento divulgado pelo Fiocruz revela um agravamento no Brasil na comparação com a semana anterior do referido período, quando cinco Estados apresentaram queda na incidência da síndrome. Apesar do alerta do InfoGrupo, o Amazonas, junto com Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins, tem 75% de probabilidade de aumento de pessoas infectadas por algum tipo de SRAG. Um sinal moderado de tendência de crescimento de casos de longo prazo, segundo a fundação.

Geralmente, a incidência de SRAG é considerada uma métrica para acompanhar a pandemia da Covid-19 no país porque em 96% dos casos de síndrome, que são atribuídos a uma infecção viral e submetidos a testes, a causa é o vírus SARS-CoV-2 (coronavírus). Outras casos são de Influenza A, Influenza B e vírus sincicial respiratório (VSR).

E os mesmos indicadores atribuídos para o Amazonas sobre o crescimento na tendência de casos de SRAG são vistos na capital Manaus, conforme o Boletim InfoGripe.

O Amazonas também está incluído nos 22 dos 27 Estados em que se observa no mínimo uma macrorregião de saúde com sinal de crescimento nas tendências de longo ou curto prazo (três semanas). E em ao menos metade de suas macrorregiões, o Estado apresenta sinal de crescimento na incidência de SRAG.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021