fbpx

segunda, 27 de setembro de 2021

Fibras das folhas da palmeira viram peças artesanais em Ipixuna

O trabalho com artesanato iniciou em 2018 e atende 43 associados, beneficiando direta e indiretamente cerca de 35 famílias.

26 de abril de 2021

Compartilhe

Peças são comercializadas no Instagram (Foto: Divulgação)

Fibras vegetais, retiradas das folhas da palmeira, são transformadas em peças artesanais em Ipixuna. O trabalho é organizado pela Associação de Apoio ao Agroextrativismo do município e recebe o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

O trabalho artesanal iniciou em 2018 e é desenvolvido por meio do Projeto Educacional de Design de Artesanato e Desenvolvimento Sustentável, na comunidade Vila Ecológica Céu dos Estorrões. Hoje, atende 43 associados e beneficia cerca de 35 famílias.

Entre os produtos confeccionados estão maracas, terços, linhas do tucum e pulseiras.

Sustentabilidade

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Christiana Braconnot, o objetivo é aumentar a capacidade produtiva dos itens, introduzir novas tecnologias artesanais por meio da capacitação em tear manual, facilitar o escoamento da produção e fortalecer o desenvolvimento sustentável da comunidade, por meio do comércio justo e da economia solidária.

“A Associação garante a sobrevivência e valorização cultural dos conhecimentos ribeirinhos, em especial o resgate da fiação da linha do tucum, técnica que estava em extinção. Damos a oportunidade de desenvolver as habilidades, visto que o projeto valoriza a feitura da linha manual”.

Para o gerente do Idam em Ipixuna e diretor técnico do projeto, Valdécio Gomes, a comunidade é bastante integrada com a natureza e atividades voltadas à sustentabilidade.  “O projeto é de extrema importância para gerar renda às famílias e ajudar na prática da agricultura familiar. Para isso, o Idam faz todo o acompanhamento técnico para apoiar o fortalecimento do projeto”, destacou.

Comercialização

Até 2019, parte da produção de artesanato era vendida a varejo dentro da comunidade, que tem dois eventos anuais ligados ao turismo ecológico e religioso.

Agora, a comunidade busca soluções digitais para massificar a venda pelas redes sociais e e-commerce.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Maioria dos atendimentos no Hospital da Criança poderia ser feito em UBS

Unidade é para atendimento emergencial infantil de alta complexidade, mas tem uma grande procura por serviços ambulatoriais; SES vai trabalhar conscientização dos usuários.

27 de setembro de 2021

Pfizer aumenta em 20 vezes anticorpos em vacinados com Coronavac

Estudo ainda em em curso que deve durar dois anos indica aumento em até 20 vezes no nível de anticorpos dos vacinados com a Coronavac.

26 de setembro de 2021

Termina hoje inscrição para isentos que não compareceram ao Enem 2020

As inscrições do Enem foram abertas especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do exame para adultos privados de liberdade.

26 de setembro de 2021

Políticos lamentam a morte do empresário Murilo Rayol

O empresário de 72 anos tinha paixão pela cultura que era uma de suas marcas. O empresário era proprietário do prédio que abriga, há 15 anos, a Galeria do Largo.

26 de setembro de 2021

Amazonas recebeu selo que garante segurança ao turismo local

Selo 'Safe Travels' (Viagens Seguras em português), foi concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e representa indicador de saúde e segurança para os viajantes.

26 de setembro de 2021

Amigos e artistas lamentam morte de Murilo Rayol

O empresário de 72 anos sofreu um infarto no final da noite deste sábado; paixão pela cultura era uma de suas marcas.

26 de setembro de 2021

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021

Prefeitura vai aceitar pagamento de taxas do Implurb por PIX

Prefeitura de Manaus decidiu aceitar a nova forma de pagamento eletrônico para taxas e impostos devidos ao Implurb.

25 de setembro de 2021