fbpx

quinta, 21 de outubro de 2021

FCecom quer diminuir as estatísticas de câncer no Amazonas

Para o câncer no colo do útero, Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecom, diz que o Amazonas estuda o uso de vacina para extinguir a doença.

14 de julho de 2021

Compartilhe

(Foto: Laís Pompeu/FCecon)

Em entrevista nesta quarta-feira (14) ao RealTime1, o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecom), o médico mastologista Gerson Mourão, aconselhou a população a seguir um modelo de vida saudável para evitar o diagnóstico de câncer e destacou que planeja, à frente da Fundação, derrubar as estatísticas da doença no Amazonas.

“Se você viver até 100 anos, você tem uma chance altíssima de ter câncer de mama. Isso não dá para mudar, mas a mudança seria que se descubra o tumor preservando a mama e salvando a vida, essa é a proposta da mamografia. Para o câncer no colo do útero, nós vamos extinguir, assim como foi feito na Austrália, com a vacina eles conseguiram controlar”, avaliou Mourão.

Prevenção é o caminho

Gerson destaca que, recentemente, esteve reunido com o secretário municipal de educação, Pauderney Avelino, e, na ocasião, conversou sobre a vacinação de jovens na capital. “Pedi a ele que a vacinação volte para as escolas, pois se toda essa geração for vacinada não terá cancer de colo de útero”.

Conforme o diretor-presidente da FCecom, existe uma coisa que é iminentemente dependente da ação do cidadão. “O cidadão tem que ter responsabilidade com ele. Eu fui irresponsável, fumava, bebia, não me exercitava. Tá aqui um exemplo clássico de um erro de estilo de vida”. Cânceres do pulmão e de bexiga podem estar relacionados ao fumo. Câncer do colo tá relacionado ao HPV [sigla em inglês para Papilomavírus Humano]. Quem se alimenta mal, dorme mal, não se exercita, tem a possibilidade maior de desenvolver câncer”, explica o médico.

Ao fim da entrevista, Gerson diz que a mensagem que fica é de orientação. “Faça seu preventivo, quando iniciar sua vida sexual, faça sua mamografia depois dos 50 anos e faça seu toque retal. São esses os elementos que a medicina moderna oferece aos cidadãos para salvar vidas, mas a responsabilidade maior é do cidadão quando não fuma e não bebe”, finaliza.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021

Manaus contabiliza quase 280 mil com esquema vacinal em atraso

Só em Manaus, são 279.479 pessoas que passaram dos prazos para tomar a segunda dose. Ministério da Saúde recomenda busca ativa para convocar faltosos.

19 de outubro de 2021