fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Etapa amazonense da Olimpíada de Informática terá segunda fase

Na primeira fase, participaram aproximadamente 850 competidores de 30 escolas públicas e particulares espalhadas pela capital e outros sete municípios do interior do Estado.

1 de julho de 2021

Compartilhe

Alunos da Fundação Matias Machiline participam da Olimpíada Brasileira de Informática, fundação participou com 363 alunos (Foto: Euzivaldo Queiroz/Divulgação)

Com grande número de participantes em todo o Amazonas, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2021) comemora o sucesso da Fase 1 e já mira a realização da Fase 2 do evento.

Ao todo, foram quase 850 competidores de 30 escolas públicas e particulares espalhadas pela capital e outros sete municípios do interior do Estado provando que nem mesmo a pandemia do Novo Coronavírus foi capaz de frear o evento que fomenta a formação dos chamados profissionais do século 21.

Os números da OBI 2021 no Amazonas comprovam o sucesso do evento. De 30 escolas que se inscreveram, 18 são públicas (estaduais e municipais) e 12 são particulares, sendo que seis delas são oriundas do interior do estado.

Além da capital, os municípios de Autazes, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Maués, Parintins e São Gabriel da Cachoeira marcaram presença na Fase 1 da competição, ratificando que o alcance do evento não tem fronteiras.

No total, 847 competidores fizeram as provas que se encerraram na última quarta-feira (23). Na modalidade Iniciação, que engloba alunos do 4º a 9º ano do Ensino Fundamental, foram 397 participantes. Na modalidade Programação, que atende alunos do Ensino Médio e 1º ano do Ensino Superior (e que também receberam alguns alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental), teve a participação de 475 competidores.

Inclusão e acessibilidade

Mesmo com algumas dificuldades de acesso à internet, principalmente apontadas por escolas no interior do estado, a OBI 2021 se notabilizou pela inclusão na disputa por meio da acessibilidade das provas. Quando muitas escolas receberam seus alunos para realizarem os exames de forma presencial, outras optaram por levar a Olimpíada aos competidores em casa, usando o aparelho celular e acesso à internet. Essa iniciativa foi primordial para que alunos da zona rural de Manaus e em comunidades indígenas, por exemplo, participassem da competição.

Esse foi o caso do professor e coordenador de mídias educacionais da escola municipal Ester, na BR 174, Eumar Nascimento, que levou os testes aos seus alunos na Fase 1 da OBI 2021 via celular. “A OBI vem proporcionando aos nossos alunos, tanto da área urbana como da área rural, a oportunidade de participar, de fazer parte do evento e de disputar, em pé de igualdade, com os demais alunos. E acredito que nossos alunos estão de parabéns por isso”, enfatizou o professor explicando como, mesmo remotamente, conseguiu treinar seus cinco competidores para a disputa.

“Nós utilizamos o próprio site da OBI para fazer nossos planejamentos e nossa preparação, e então nós fizemos uma seleção de provas anteriores da OBI. A partir daí, nós começamos a montar uma estratégia de resolução das questões. E passamos a fazer nossos encontros, sempre de forma virtual – eu pelo computador e os cinco alunos pelo celular, por uma plataforma de vídeo específica”.

Sequência da OBI

Com a conclusão da Fase 1 da Olimpíada Brasileira de Informática fica a expectativa dos competidores pela Fase 2 do evento, que segue com os alunos de melhor desempenho da Fase 1 no Amazonas. A Fase 3 da OBI, onde acontece a grande final brasileira da competição, está, inicialmente, marcada para ocorrer no final de setembro e início de outubro.

De acordo com a organização da OBI, a Fase 2 está prevista para acontecer nas seguintes datas:

  • Modalidade Programação no dia 21 de agosto.
  • Modalidade Iniciação no dia 28 de agosto.

Texto: Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021