fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Estudo britânico mostra que eficácia de vacinas diminui contra Delta

Pesquisa também mostrou que os que se infectam apesar de totalmente vacinados, tendem a ter carga viral semelhante à de não vacinados com infecção.

19 de agosto de 2021

Compartilhe

Pesquisa é da Universidade de Oxford (Foto: Reuters)

Um estudo de saúde pública do Reino Unido descobriu que a proteção de qualquer uma das duas vacinas contra covid-19 usadas com mais frequência contra a variante Delta do novo coronavírus diminui depois de três meses.

O estudo também mostrou que as pessoas que são infectadas depois de receberem as duas doses da vacina da Pfizer-BioNTech ou da AstraZeneca podem representar um risco maior para os outros do que com variantes anteriores. 

Com base em mais de 3 milhões de amostras de nariz e garganta coletadas em todo o país, o estudo da Universidade de Oxford revelou que, 90 dias após a segunda dose da vacina da Pfizer ou da AstraZeneca, a eficácia na prevenção de infecções caiu para 75% e 61% respectivamente.

Trata-se de uma redução dos índices de 85% e 68%, respectivamente, observados duas semanas após a segunda dose. A redução da eficácia foi mais  entre pessoas de 35 anos ou mais.

“Essas duas vacinas, com duas doses, continuam se saindo muito bem contra a Delta. Quando você começa muito, muito alto, tem um caminho longo pela frente”, disse Sarah Walker, professora de estatísticas médicas de Oxford e pesquisadora-chefe do estudo.

Walker não se envolveu na criação da vacina da AstraZeneca, desenvolvida inicialmente por especialistas de imunologia de Oxford.

Os pesquisadores não quiseram projetar quanto mais a proteção cairá com o tempo, mas deram a entender que a eficácia das duas vacinas estudadas convergirá entre quatro e cinco meses após a segunda dose.

Ressaltando o risco acentuado de contágio da variante Delta, o estudo também mostrou que aqueles que se infectam apesar de estarem totalmente vacinados, tendem a ter uma carga viral semelhante à de não vacinados com  infecção, uma deterioração clara em relação à época em que a variante Alpha ainda predominava no Reino Unido.

As descobertas de Oxford se alinham a uma análise do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e chegam no momento em que o governo norte-americano delineia planos para tornar doses de reforço de vacinas contra covid-19 amplamente disponíveis a partir do mês que vem,em meio a um aumento de infecções da variante Delta. A entidade citou dados que indicam uma proteção declinante das vacinas ao longo do tempo.

Israel começou a administrar a terceira dose da vacina da Pfizer no mês passado, para conter uma disparada de infecções locais causadas pela Delta. Vários países europeus também devem começar a oferecer doses de reforço aos idosos e às pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021

Dia ‘D’ de multivacinação terá 137 unidades de saúde com salas de vacina

Objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacina de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com a oferta de 18 tipos de vacinas.

15 de outubro de 2021

Parque dos Bilhares recebe revitalização após reabertura em Manaus

O Parque dos Bilhares esteva fechado desde 20 de março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Mesmo com a reabertura, o parque recebeu trabalhos de revitalização.

15 de outubro de 2021

TCE-AM comemora 71 anos com revitalização de prédio histórico

"Projeto Casa TCE-AM - Século 22", que irá restaurar a 2ª sede da história da Corte de Contas, localizada no tradicional Complexo Boothline, no Centro de Manaus.

15 de outubro de 2021

Em reencontro com a torcida, Brasil goleia o Uruguai na Arena da Amazônia

Com o resultado, o Brasil chegou aos 31 pontos e é líder isolado das eliminatórias. A Seleção volta a campo pela competição em novembro, diante da Colômbia.

15 de outubro de 2021

Falta de água potável prejudica pessoas de baixa renda na lavagem das mãos

Quase metade da população do planeta (3 bilhões de pessoas) não tem acesso a um lavatório com água e sabão em casa. O dado é do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

15 de outubro de 2021

Ciência perde R$ 690 milhões: pesquisadores debatem tema virtualmente; participe

O evento acontece uma semana após o Governo Bolsonaro anunciar corte de R$ 690 milhões na verbas destinada à Ciência e Pesquisa no país.

14 de outubro de 2021