fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Escolas públicas vão ofertar mais de 250 mil vagas para novatos em 2022

Todos os alunos que estavam matriculados no ano letivo de 2021 têm vaga garantida nas escolas em que estavam, sem necessidade de pais solicitarem rematrícula nas secretarias.

16 de dezembro de 2021

Compartilhe

novas vagas nas instituições de ensino (Foto: Alex Pazuello-Semed)

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado, por meio das secretarias Municipal de Educação (Semed) e de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), oferecerão em 259.714 mil vagas para alunos novatos em 2022. Destas, mais de 67 mil são para a rede municipal de ensino e 192 mil para a rede estadual de educação.

Em Manaus, serão 67.714 mil vagas disponíveis para alunos novos. Desse total de novas vagas, 29.090 mil são para a educação infantil e 30.476 mil para o ensino fundamental. Para Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão 7.714 mil vagas e na educação especial 434 vagas, com uma taxa de crescimento de 8,9%.

Das vagas para a rede estadual, 43 mil são para Manaus, e 149 mil para o interior do Estado.

O período de cadastro de alunos novatos iniciou nesta quinta-feira (16) e, como já vem ocorrendo, o processo deve ser feito pelo site Matrículas-AM 2022.

Rematrícula

O procedimento de rematrícula será feito pelas escolas de maneira automática no período de 20 de dezembro a 7 de janeiro. Todos os estudantes que estavam matriculados no ano letivo de 2021 têm vaga garantida nas escolas em que estavam, sem necessidade da presença de pais ou responsáveis nas unidades de ensino.

Reordenamento

Os responsáveis pelos alunos que já são da rede pública e serão reordenados, ou seja, que estudarão em outra unidade de ensino porque a atual não possui a série que cursarão em 2022, acontecerá no dia 5 de janeiro. E a confirmação do reordenamento será nos dias 6 e 7 do mesmo mês.

O encaminhamento é realizado de maneira automática pela secretaria. Os responsáveis deverão comparecer às escolas de destino levando a documentação para efetivação da matrícula, caso os pais queiram solicitar a mudança de escola, isso poderá ser feito no período de transferência comum.

Cadastro de novos alunos 

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro.

Assim que o sistema for liberado para a matrícula de novos alunos. No dia 10 de janeiro para alunos com deficiência, e no dia 17 de janeiro para os demais alunos, os pais ou responsáveis precisam preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato. Após encerrar o procedimento no portal, a unidade de ensino irá reservar a vaga na escola escolhida. Os documentos deverão ser apresentados no prazo indicado no sistema para confirmação da matrícula.

Transferência 

A solicitação da transferência para alunos com deficiência será nos dias 10 e 11 de janeiro. Já para os alunos do ensino regular será nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

Tempo integral 

As vagas estarão disponíveis no site, conforme o calendário de matrículas. Todos os que tiverem interesse estarão sujeitos à disponibilidade das vagas no site. Não serão trabalhados editais de maneira separada e as vagas ficarão disponíveis para o público geral.

Alunos retardatários 

Para quem perdeu os prazos em todas as solicitações, poderá ser realizado no dia 19 de janeiro, estando sujeito a disponibilidade de vagas na unidade escolhida.

Com informações da assessoria

Leia Mais

Leia mais Dia a Dia

Carreta Vacina Amazonas atende moradores do Tarumã a partir de hoje

A unidade móvel conta com profissionais de saúde oferecendo atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h, ao público do bairro Tarumã.

19 de janeiro de 2022

UEA aplica provas de Habilidades dos cursos de Dança, Teatro e Música

Candidatos aos cursos de Dança e Teatro farão prova de forma virtual; para o curso de Música a prova teórica será presencial e a prova prática será virtual.

19 de janeiro de 2022

Amazonas registra quase 5 mil novos casos de Covid-19 nas últimas horas

O aumento é de 64,03% se comparado os recentes dados com os mesmos dados do dia 18 de janeiro do ano passado, quando o Amazonas registrava apenas 1.790 novos casos de Covid.

18 de janeiro de 2022

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022