fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Entidades aprovam embargo imediato de flutuantes sem tratamento de esgoto

O objetivo da reunião de ontem (9) foi definir um protocolo de licenciamento dos flutuantes e criar mecanismos para facilitar o funcionamento destes espaços.

10 de setembro de 2021

Compartilhe

Ipaam reuniu com grupo de trabalho para tratar de ordenamento e regularização de flutuantes na bacia do Tarumã-Açu (Foto: Reprodução)

Flutuantes instalados nos rios Negro e Tarumã-Açu podem ser embargados imediatamente caso não possuam estação de tratamento de esgoto (ETE). A decisão foi tomada ontem (9) por entidades ambientais que compõem um grupo de trabalho que trata sobre o ordenamento e licenciamento deste tipo de estrutura na orla de Manaus.

A reunião, que aconteceu no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), contou com a participação dos Portos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), Paulo Roberto De Oliveira Ferreira Junior; do vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ruy Mendonça; do secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski; do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA), Jadson Pinho Maciel; e do presidente da Associação dos Flutuantes do Tarumã-Açu (Afluta), Lúcio Bezerra.

O grupo aprovou novos encaminhamentos que estarão em curso para a próxima semana. Além do embargo imediato dos flutuantes que não possuem ETE, a definição hierárquica por instituição e a documentação necessária para o licenciamento de estruturas flutuantes no local entrarão em pauta. A nova reunião está marcada para a próxima quarta-feira (15), às 9h, também na sede do Ipaam.

Ontem foi discutido um protocolo de licenciamento dos flutuantes, com a criação de mecanismos para facilitar o processo, tendo em vista a competência de cada órgão.

O gerente da Gerência de Recursos Hídricos (GERH) do Ipaam, Sérgio Martins, destacou o trabalho de desenvolvimento das ações institucionais, na busca pelo avanço das tratativas que dizem respeito às águas do Tarumã-Açu.

“Com a reunião de hoje avançamos ainda mais na questão dos flutuantes presentes na Bacia do Tarumã. Nossa intenção é encontrar soluções a médio e longo prazos para definir os caminhos que iremos seguir, como, por exemplo, a criação de um Comitê de Bacia fortalecido, que indicará, com segurança, o que de fato aquele bioma comporta”, explicou.

Para o vice-presidente da Amazonastur, Ruy Mendonça, apesar da urgência, as decisões demandam um olhar técnico, levando em consideração a realidade social, bem como turística do local.

“Primeiro precisamos garantir que todo aquele recurso natural seja preservado para as futuras gerações. Todo esse corpo técnico reunido hoje aqui está comprometido em encontrar soluções firmes e seguras, que atendam às necessidades ambientais e sociais”, ressaltou.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021

Atletas do interior do estado fazem tour pela Arena da Amazônia

Na Arena, os jovens lutadores conheceram a arquibancada, o podium, corredores internos, zona mista, bancos de reservas, além do gramado do estádio.

21 de setembro de 2021

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021