fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022

Compartilhe

Dia do Orgulho Nerd nasceu em 2006 e vem ficando mais famosa à medida que a cultura nerd se populariza (Foto: Reprodução)

Comemora-se nesta quarta-feira (25) o Dia do Orgulho Nerd. A data, que homenageia amantes de tecnologia, games e ficção científica, nasceu em 2006 e vem ficando mais famosa à medida que a cultura nerd se populariza.

O dia foi escolhido por causa da estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. A saga ambientada no espaço estreou em 25 de maio de 1977.

É de praxe as marcas pegarem carona e lançarem promoções para o público -o que já vem acontecendo neste ano e deve se intensificar até o final da semana.

A homenagem aos nerds surgiu na Espanha. O autor do livro “Orgulloso de Ser Friki” (friki é como os espanhóis chamam os nerds) Germán Martínez, ou Señor Buebo, como se apresenta, chama para si a criação da data.

A história, escreve ele em seu site, começou em um fórum online do universo Marvel, marca de quadrinhos de super-heróis que hoje virou uma franquia bilionária.

“Surgiu um embate entre aqueles que se diziam nerds e aqueles que viam isso como um insulto”, escreve Buebo. Dessa discussão, no início de 2006, teria vindo a ideia de fazer o site do Dia do Orgulho Nerd, para organizar comemorações.

O objetivo inicial de criar um dia festivo era conseguir descontos em livrarias e lojas especializadas -meta alcançada logo no primeiro ano.

Buebo atribui parte do êxito ao “El País”. Uma semana antes do dia 25, o orgulho nerd foi tema da capa do suplemento de lazer do jornal espanhol. O espaço impulsionou as aparições na mídia e “revolucionou tudo”, segundo ele.

A divulgação foi tanta que, no dia 25 de maio de 2006, o itinerário de ônibus que passava pela praça de Callao, centro da comemoração em Madri, teve que refazer a sua rota. “Todos os tipos de nerd estavam concentrados ali”, escreve Buebo.

Hoje, embora as comemorações na praça tenham ficado escassas, o evento foi incorporado no calendário de nerds de todo o mundo.

Dia da Toalha é comemorado na mesma data

Antes mesmo do lançamento do Dia do Orgulho Nerd, em 2006, o dia 25 de maio já era importante no meio.

Isso porque, desde 2001, fãs de Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, homenageiam o escritor britânico saindo com uma toalha presa na mochila ou no ombro.

Em um dos livros de sua série mais famosa, ele dá funções para o objeto, que seria indispensável para viajar pelo espaço.

“Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon”, descreve ele em seu livro.

Adams morreu em 11 de maio de 2001, e as homenagens foram organizadas depois de duas semanas -no dia 25 do mesmo mês. Hoje, as duas comemorações, que envolvem o mesmo público, foram unificadas.

Fonte: Folhapress

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022