fbpx

quinta, 21 de outubro de 2021

Enfrentamento à malária durante pandemia é tema de seminário da FVS-AM

O enfrentamento à malária durante a pandemia de Covid-19 é o tema do V Seminário Estadual alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária.

23 de abril de 2021

Compartilhe

Coordenadora Myrna Barata diz que evento busca conscientizar sobre malária (Foto: Divulgação)

O enfrentamento à malária durante a pandemia de Covid-19 é o tema do V Seminário Estadual alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, nesta sexta-feira (23). A webconferência será transmitida pelo canal de vídeos da FVS-AM, disponível no link https://bit.ly/2RQMJhZ .

O evento terá a participação de membros do enfrentamento da malária da FVS-AM, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), além de pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destaca que o evento é a oportunidade de as instituições trocarem experiências sobre o enfrentamento da malária diante dos desafios da pandemia. “O Amazonas dispõe da maior rede de diagnóstico precoce de malária do país e será estratégico se reunir com instituições estaduais e nacionais. Os debates enriquecem as ações de combate ao agravo diante da pandemia de Covid-19”, afirma.

Casos de malária caem 23,8%

O Amazonas apresenta redução de 23,82% no número de casos de malária, na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e o de 2020. Dados gerenciados pela FVS-AM apontam para registro de 10.014 casos, de janeiro a março de 2021, e 13.145 no mesmo período do ano passado.

Programação do evento

O evento on-line terá conferências das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Os debates terão a participação do diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes; do chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM (DVA/FVS-AM), Elder Figueira; da coordenadora do Programa Estadual de Malária da FVS-AM, Myrna Barata; Ana Ruth Arcanjo, do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-AM); do secretário Executivo de Assistência do Interior, Cássio Roberto do Espírito Santo; Bernardino Albuquerque pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Também participam Roberto Montoya, da OPAS; Francisco Edilson Júnior e Joyce Pereira, ambos da coordenação-geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGZV/SVS/MS); além de Nicolau Abdalah Neto, Patrike Machado Barbosa e Eleilson Santos de Souza, da Fundação de apoio à Fiocruz do Ministério da Saúde (Fiotec/MS).

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021

Manaus contabiliza quase 280 mil com esquema vacinal em atraso

Só em Manaus, são 279.479 pessoas que passaram dos prazos para tomar a segunda dose. Ministério da Saúde recomenda busca ativa para convocar faltosos.

19 de outubro de 2021