fbpx

segunda, 23 de maio de 2022

Empresa produz farinha de mandioca orgânica para celíacos e atletas

Projeto de empresa com apoio da Fapeam desenvolve farinha de mandioca orgânica que é benéfica para pessoas com restrições alimentares como celíacos e para os atletas.

21 de janeiro de 2022

Compartilhe

A empresa Grãos Dourados já iniciou a comercialização das novidades em escala nacional (Foto: Divulgação/Jhony Azevedo)

Professor de Matemática e empresário, Jhony Azevedo desenvolveu com sua empresa cinco novas receitas de farinha orgânica do tipo Uarini especialmente para pessoas com restrições alimentares como celíacos (intolerantes ao glúten) e atletas que regulam as calorias.

A iniciativa tem recursos do Programa Centelha I, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O projeto resultou na criação da empresa Grãos Dourados, que já iniciou a comercialização das novidades em escala nacional.

Os produtos desenvolvidos pela empresa de Jhony são as farinhas ovinha-magra enriquecida com farinha de maracujá; Uarini-ovinha com cúrcuma; Uarini-ovinha protein, enriquecida com hidrolisado proteico de peixe; uarini-castanha, rica em selênio; e farinha de rosca sem glúten. Todas são comercializadas prontas para consumo.

“Tivemos uma capacitação no Centelha, fizemos uma pesquisa e chegamos à conclusão de que a farinha é consumida de uma forma errada, faz mal pra pessoa. Inclusive, se você tiver gastrite, por exemplo, o médico vai lhe mandar cortar. Então pensamos em produzir um produto que pessoas que têm diabetes e outros problemas possam consumir”, explica Jhony.

O projeto, que atualmente se encontra em fase de execução, começou a ser idealizado em 2019 e contou com apoio de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) na orientação de pesquisas laboratoriais, no desenvolvimento das tecnologias para se produzir as farinhas orgânicas e até na escolha dos ingredientes e suas respectivas finalidades.

As inscrições para a edição 2022 do programa da Fapeam estão abertas até o dia 16 de março. Desta vez, o recurso é de R$ 3 milhões para 50 propostas de inovação com até R$ 60 mil por projeto, para a geração de empresas de base tecnológica, além de ofertar Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora concedidas pelo CNPq. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Profissionais de saúde recebem capacitação em Canutama, no AM

O objetivo é ajudar Canutama a melhorar a sua avaliação de desempenho, possibilitando aumentar o recurso que o município recebe e melhorar a assistência à população.

22 de maio de 2022

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Apesar da decisão assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo federal diz que nenhuma política pública de saúde será interrompida.

22 de maio de 2022

Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo

Após dois anos de suspensão por causa da pandemia, as empresas Azul, Gol e Latam voltam a oferecer serviços de bordo com snacks e bebidas à vontade, sem custo adicional.

22 de maio de 2022

2ª etapa do concurso do Corpo de Bombeiros tem mais de 400 ausentes

O resultado preliminar desta segunda fase do concurso do Corpo de Bombeiros do Amazonas está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho.

22 de maio de 2022

Cheia do rio Negro avança e feira Manaus Moderna ganha pontes de madeira

A medida é para que o trânsito de permissionários e clientes dentro da feira Manaus Moderna, especialmente nas áreas mais baixas, não prejudique o comércio dos feirantes.

22 de maio de 2022

Termina neste sábado o prazo para as inscrições do Enem 2022

De acordo com o Inep, as provas do exame do Enem 2022 serão aplicados em todos os Estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

21 de maio de 2022

TCE-AM dá início a curso inédito de Contabilidade Pública, nesta segunda

O curso do TCE-AM inicia segunda-feira e será realizado até o dia 26 de maio de forma presencial para servidores públicos, jurisdicionados e sociedade, em geral.

21 de maio de 2022

Governo regulariza 100 pistas de pouso em funcionamento na Amazônia Legal

A Anac já havia aprovado no ano passado uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região para facilitar atendimento humanitário na pandemia.

21 de maio de 2022