fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Em menos de 7 meses, telessaúde realizou 900 atendimentos no interior

As teleconsultas são mediadas por um médico do município. Após consultas, os pacientes recebem o encaminhamento para exames, medicação prescrita e o agendamento do retorno.

24 de maio de 2021

Compartilhe

Programa está em 18 municípios do Amazonas (Foto: Divulgação)

O técnico agrícola Amadeu Carvalho, de 40 anos, levava até 17 horas no percurso Novo Airão-Manaus-Novo Airão para obter atendimento médico especializado. Com a implantação do programa de telessaúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em Novo Airão, , ele recebe acompanhamento com cardiologista, e a filha, em neuropediatria, por meio de teleconsultas com médicos do Hospital Albert Einstein (HAE).

“A teleconsulta ajuda muito porque reduziu o tempo de espera para atendimento, evita o custo de deslocamento e o desconforto gerado pela viagem. Tem a conversa, análise dos exames e a prescrição de medicamentos. É a realização do sonho da população”, disse o técnico agrícola.

Amadeu teve Covid em dezembro e, hoje, apresenta sequelas causadas pela doença. Segundo o técnico, as consultas com cardiologista associado às sessões de fisioterapia respiratória para a recuperação pós-Covid estão contribuindo para o retorno, integral, de suas atividades de rotina.

Recuperação

Com o teleatendimento em neuropediatria, a filha de Amadeu, Sophi Hounsell de Souza, de 3 anos, tem condições de avançar no tratamento da síndrome de Guillain-Barré e do botulismo, conforme o técnico agrícola.

“Isso ajuda na recuperação da minha filha. O médico solicitou exames e no final do mês já terá nova consulta. Está muito rápido e vai agilizar o tratamento dela. Os profissionais são bons, nos trazem confiança. Não precisando sair do município e tendo o atendimento aqui é mais seguro”, afirmou Carvalho.

Outro beneficiado pelo programa é o agricultor João Adilson Lagoa, de 64 anos, morador da zona rural de Novo Airão que não precisou sair do município para ter uma consulta com o médico Maurício Rigodanzo Mocha, para avaliação de risco cirúrgico cardiológico para realização da cirurgia de colecistectomia (vesícula).

Assistência

As teleconsultas são mediadas por um médico da unidade hospitalar do município. No intervalo entre as consultas, os pacientes recebem atendimento complementar pelo profissional. Após as consultas, que são pré-agendadas pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), os pacientes recebem o encaminhamento para exames, medicação prescrita e o agendamento do retorno, assegurando a continuidade do tratamento.

“O programa veio sanar uma lacuna que existia com relação às especialidades. Com o advento da telessaúde, através da parceria com o Hospital Albert Einstein, semanalmente tem consulta com especialistas. Isso tem facilitado muito. A população tem gostado, porque além de facilitar o tempo, os especialistas são bons e a prefeitura e a secretaria estão nos ajudando com insumos e medicações”, afirmou o diretor clínico e médico da unidade hospitalar de Novo Airão, José Sobreira.

Sobre o programa

A Telessaúde permite hoje que pacientes de 18 municípios do Estado, incluindo a capital, tenham acesso à consulta especializada com médicos, em São Paulo. O programa alcançou 900 consultas especializadas em menos de sete meses, nesta segunda-feira (24).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021