fbpx

domingo, 26 de setembro de 2021

Em menos de 4 anos, Praça da Matriz pode voltar a ser revitalizada

A proposta prevê a retirada do terminal que existe hoje, que apresenta diversos problemas operacionais e de manutenção, tendo ainda uma tipologia menos moderna e integrada

27 de julho de 2021

Compartilhe

Praça da Matriz (Foto: Divulgação/Viva Manaus)

Uma das 38 ações previstas para o projeto “Nosso Centro”, dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida, a revitalização e readequação do Terminal da Matriz foi pauta de reunião nesta segunda-feira (26), entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para alinhamento de conceitos e propostas.

Para a próxima reunião de alinhamento, ficou acertado que serão apresentados projetos de construções e mobilidade para total revitalização da Praça da Matriz e do Terminal da Matriz. A praça foi reinaugurada e entregue ao público em novembro de 2017, durante a gestão do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). Caso o espaço entre no cronograma de obras da atual gestão, será a segunda vez em menos de quatro anos que a praça será revitalizada.

Terminal da Matriz

Os diretores-presidentes do Implurb, engenheiro Carlos Valente, e do IMMU, Paulo Henrique Martins, se reuniram com seus respectivos corpos técnicos discutindo a ação e mobilidade urbana para a área central da capital.

Trata-se de uma reformulação geral do Terminal da Matriz, revitalização e mudança de circulação do transporte coletivo em algumas ruas do Centro, prevendo o redesenho do traçado urbano e viário, capacitando o sistema para atender melhor a população e proporcionar a integração dos espaços públicos.

Mobilidade

Carlos Valente e Paulo Henrique Martins trataram ainda de mobilidade, melhorias para o entorno, seguindo diretrizes de maior eficiência urbana para a população apresentada pelo prefeito.

“Estamos alinhando diretrizes técnicas, com os novos conceitos que estão sendo criados pelo Implurb dentro do ‘Nosso Centro’. Na parte técnica, estudamos os deslocamentos, mobilidade dos ônibus e o tamanho das plataformas, de forma que o usuário possa ser bem atendido e que os ônibus parem em locais adequados”, explicou Paulo Henrique.

Retirada do Terminal

A proposta prevê a retirada do terminal que existe hoje, que apresenta diversos problemas operacionais e de manutenção, tendo ainda uma tipologia menos moderna e integrada.

“A previsão é de que o terminal seja reduzido em termos de tamanho, sem que haja perdas para os usuários do transporte, uma vez que faremos reestruturação de todas as linhas de ônibus. O Centro passará a ser atendido com maior frequência, tendo maior alimentação por menos linhas. Devem chegar ao Centro os ônibus troncais e algumas linhas radiais”, disse o diretor do IMMU, acrescentando que, com esta configuração, se abrirá maior circulação na área já revitalizada para que as pessoas possam andar de forma mais segura, integrando espaços públicos entre a Matriz e a Ilha de São Vicente.

“Abrimos novas frentes de discussão técnica em função do programa do prefeito David Almeida, o ‘Nosso Centro’. Iniciamos conversa e estudos sobre terminais e mobilidade na área central e no entorno da Matriz e adjacências, para buscar uma melhor eficiência e integração entre os vários eixos do projeto”, disse Valente.

O IMMU fará os dimensionamentos de funcionalidade e quantidade de linhas que precisam circular na área central, e esses dados vão compor o projeto de mobilidade e o de revitalização.

“A integração busca ter a maior assertividade em todas as propostas do prefeito David Almeida. Depois dos aspectos técnicos ajustados, vamos tratar da parte arquitetônica, na qual teremos a ação de um grande parceiro, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e de outros atores”, comentou o diretor-presidente do Implurb.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021

Prefeitura vai aceitar pagamento de taxas do Implurb por PIX

Prefeitura de Manaus decidiu aceitar a nova forma de pagamento eletrônico para taxas e impostos devidos ao Implurb.

25 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem programação especial neste fim de semana

O parque municipal do Mindu, localizado no Parque 10, terá atividades variadas para receber o público neste fim de semana.

25 de setembro de 2021

DNIT pretende concluir reparo no KM 118 da BR-319 neste sábado

Segundo o órgão, são realizados trabalhos de reforço do corpo de aterro com pedra rachão e fortalecimento da camada de sub-base.

25 de setembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 em Manaus será em 14 pontos, neste sábado

Para receber a primeira dose, no caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, é necessário estar acompanhado do responsável, que precisará assinar uma declaração.

25 de setembro de 2021

AM busca apoio federal e das Forças Armadas em jogo na Arena da Amazônia

Brasil e Uruguai se enfrentam na Arena da Amazônia, em Manaus, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

24 de setembro de 2021

Ampliação da oferta de consultas e exames desafoga unidades de saúde

O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no Hospital Delphina Aziz, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde.

24 de setembro de 2021

Experimento da Samel é alvo da PGR; comissão denuncia 200 mortes por Covid

O ensaio clínico com a proxalutamida foi realizado pelo endocrinologista Flávio Cadegiani com o apoio da Samel. O caso tramita em sigilo na PGR.

24 de setembro de 2021