fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Com a proposta de manter, de forma permanente, o processo de capacitação de seu corpo técnico, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) desenvolveu em Manaus, através de parceria com o Centro de Treinamento Berkeley, situada no Rio de Janeiro (RJ), os cursos Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS) – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular e Suporte Básico de vida, respectivamente. As atividades ocorreram entre os dias 15 e 24 de julho, na sede da Associação, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.
 
A Segeam é uma das maiores prestadoras de serviços especializados de enfermagem ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Amazonas, e é considerada referência na área. A instituição mantém em seu organograma, setores voltados à Educação Permanente e Treinamento e Desenvolvimento (T&D) – este último, responsável pela coordenação dos cursos em questão, informou a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta, Karina Barros.
 
O enfermeiro emergencista da Segeam, Ivanílson Ribeiro, um dos coordenadores da atividade pela Associação, explica que os cursos Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS), devem abranger pelo menos 85 enfermeiros vinculados à Associação, além de dois médicos convidados.
 
Os treinamentos consistem, entre outros aspectos, na padronização nas seguintes abordagens: capacitação para ações de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), desobstrução de vias aéreas para vítimas com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM ).

Referência

Ivanílson Ribeiro explica que o Centro de Treinamento Berkeley é considerado referência nesse tipo de capacitação, sendo pioneiro na América Latina, com mais de 20 anos de atuação na área. A instituição é credenciada pela American Heart Association (AHA), uma organização sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos.  Os cursos desenvolvidos em Manaus foram divididos por turmas, com carga horária de 16 horas cada e avaliações práticas e teóricas.
 
A ideia, segundo o enfermeiro Ivanílson Ribeiro, é tornar a Segeam um dos sítios de treinamento na área, a partir da formação de instrutores próprios, estabelecendo um vínculo com a Berkeley, e credenciando a Associação junto à American Heart Association. Assim, a abrangência dos treinamentos no Amazonas será ampliada para todos os profissionais da enfermagem, fisioterapia e outras áreas da saúde, que tenham interesse na capacitação.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021