fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso

Os dados de obesidade revelam que o risco associado de diversas Doenças Crônicas não Transmissíveis é o mais preocupante e pode levar a consequências impactantes para o SUS.

26 de janeiro de 2022

Compartilhe

O ano de 2030 parece estar longe, mas uma projeção com dados alarmantes mostram como poderão estar os brasileiros daqui a oito anos: a prevalência de excesso de peso pode chegar a 68%, ou seja, sete em cada 10 pessoas, e a de obesidade a 26%, ou uma a cada quatro.

Os dados levantados são do estudo A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS, realizado por uma equipe formada por 17 pesquisadores de diversas universidades do Brasil e uma do Chile. Os resultados do estudo podem ser acessados no por meio de endereço eletrônico.

O estudo, que foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que, no Brasil, a prevalência do excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019. Já a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no mesmo período.

Os dados revelam que o risco associado de diversas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) é o mais preocupante e pode levar a consequências impactantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). O acúmulo excessivo de gordura corporal está associado com o aumento no risco de mais de 30 DCNT, em maior ou menor grau.

As DCNT são causadas por diversos fatores de risco, podem ficar um longo período ocultas e afetam pessoas por muitos anos, podendo resultar em incapacidades funcionais. As doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, as neoplasias (cânceres) e a diabetes mellitus são exemplos de DCNT.

Da Redação, com informações da Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Presos do semiaberto podem ficar sem as ‘saidinhas’ a partir de junho

O projeto que acaba com as famosas saídas temporárias dos detentos do regime semiaberto será votado na Câmara no próximo mês, quando discutirá pautas da Segurança Pública.

28 de maio de 2022

Ufam e Sedecti formarão parcerias de extensão para interior do AM

Entre os cursos que podem ser viabilizados, estão os de mineração, manejo, pecuária, piscicultura, agricultura, biotecnologia, etc.

28 de maio de 2022

Na sexta-feira, mais de 5,7 mil famílias receberam Auxílio Enchente

Em todo o estado, 100 mil famílias receberão o Auxilio Estadual Enchente neste ano. Benefício é destinado às famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas dos rios.

28 de maio de 2022

Rio Preto da Eva recebe R$ 3,6 mi para recuperar sistema viário

Valor corresponde à primeira parcela de dois convênios firmados em abril deste ano, entre o governo e a prefeitura para a recuperação do sistema viário.

28 de maio de 2022

Cientistas fazem alerta na ‘Science’ sobre PL que ameaça terras indígenas

Cientistas de renomadas instituições brasileiras, entre elas o Inpa, escreveram carta na revista 'Science' alertando sobre projetos que prejudicam indígenas.

28 de maio de 2022

Escolas estaduais no AM têm 840 projetos aprovados no Ciência na Escola

A lista com os selecionados foi publicada nesta sexta-feira (27). O programa visa apoiar a participação de professores e estudantes e despertar a vocação científica.

27 de maio de 2022

Inédito: advogados vão poder entrar nos presídios com peças processuais

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária chegaram a um consenso histórico, após uma audiência pública.

27 de maio de 2022

Trânsito será alterado para ‘Marcha para Jesus’ amanhã; veja o que muda

O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes. Com isso, trânsito sofrerá mudanças a partir das 12h.

27 de maio de 2022