fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

É HOJE! Webinário RealTime1+1 discute a manipulação da informação

O webinário, aberto ao público em geral, será transmitido AO VIVO, às 15h e fecha a série de 4 encontros sobre produção de conteúdo, fake news e os desafios da democracia.

29 de junho de 2021

Compartilhe

Produzir e veicular notícias falsas é crime? O que leva a sociedade a consumir fake news? Esses são alguns dos temas discutidos no webinário (Foto: Reprodução)

Produzir e veicular notícias falsas é crime? O que leva a sociedade a consumir fake news? Qual a qualidade do conteúdo produzido pelos blogs e portais de Manaus? O Sindicato dos Jornalistas tem como fiscalizar e exigir o cumprimento da ética profissional desses veículos.

Esses serão algumas das questões a serem discutidas hoje (29), às 15h, no webinário RealTime1+1, que abre espaço para discutir o tema “Jornalismo, mentiras e desinformação – A manipulação da informação na produção de conteúdo”.

Participam do debate, que será mediado pelo editor de política do RealTime1, jornalista Gerson Severo; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP/AM), Wilson Reis; a presidente da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM), Grace Benayon e o sociólogo Marcelo Seráfico, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral e podem ser feitas aqui. O webinário marca um ano de atividade do Portal RealTime1.

Opinião x Informação x manipulação da informação

O convidado do primeiro webinário realizado no dia 8 de junho foi o jornalista Caio Túlio Costa,  primeiro ombudsman da imprensa brasileira; criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL (Universo Online). O tema discutido foi OPINIÃO X INFORMAÇÃO | A produção de conteúdo e o jornalismo profissional”, que pode ser conferido aqui.

Política X Fake News

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal O Estado de São Paulo e comentarista do telejornal Globonews Em Pauta, foi a convidada do dia 15 de junho cujo tema foi  “POLÍTICA X FAKE NEWS | O desafio da cobertura jornalística”. Assista na íntegra aqui.

Desinformação x Democracia

Para falar sobre FACT-CHECKING” | As consequências da desinformação para a democracia, o RealTime1 convidou Natália Leal, jornalista, diretora de conteúdo da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil, uma plataforma de combate à desinformação e e checagem de notícias falsas. Ela foi a convidada do dia 22 de junho. Confira aqui.

As íntegras dos debates podem ser conferidas no nosso canal do YouTube.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021