fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Drenagem do Mestre Chico avança: espaço dará lugar a novo parque urbano

As obras de macro e microdrenagem visam atenuar os problemas de alagações enfrentadas pelos moradores do entorno do igarapé que integra a terceira fase do Prosamim.

20 de junho de 2021

Compartilhe

Governo avançou em 64% das obras de drenagem no igarapé Mestre Chico (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado avançou em 64% das obras de drenagem no igarapé Mestre Chico. A obra executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é parte da terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e está localizada às margens do igarapé, no trecho entre as avenidas Leonardo Malcher e Parintins, zona Sul da capital.

A intervenção do governo, no igarapé Mestre Chico, prevê a construção de um novo parque urbano do Prosamim, que contará com uma área de mais de 15 metros quadrados (m²), contemplando além das obras de drenagem e esgotamento sanitário, novas áreas de convívio social e prática esportiva, como praças, academias ao ar livre, paisagismo, recomposição da flora com plantio de mudas, quadras multiuso, playground e calçadas.

Atualmente, já foram executados 381 metros de redes de macrodrenagem, tendo sido concluídas as galerias da frente 01 da intervenção, que percorre o trecho da avenida Leonardo Malcher até a avenida Tefé e 222 metros de redes coletoras de esgoto.

O subcoordenador de engenharia da UGPE, engenheiro civil João Benaion, afirma que as obras de drenagem, que estão previstas nesse trecho do igarapé Mestre Chico, visam acabar com os problemas de alagações, que ocorrem nesse trecho onde estamos construindo o novo parque do Prosamim.

“Nós estamos construindo redes de macrodrenagem no igarapé e ampliando as microdrenagens, que recebem as águas pluviais que vem da rua General Glicério e da avenida Duque de Caxias. Os moradores da área já sofrem com alagações há décadas; e pretendemos, com a construção dessas novas redes, acabar com o sofrimento desses moradores que vivem nessa parte mais baixa”, afirmou Benaion.  

O Governo do Estado reassentou cerca de 600 pessoas que viviam nesse trecho do leito do igarapé Mestre Chico.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021