fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Documentos devem ser entregues em escolas para efetivação de matrícula

Os pais os responsáveis pelo aluno devem procurar a unidade de ensino da rede estadual para entregar a documentação necessária. Confira a lista e as observações.

27 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

As escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto seguem em funcionamento para receber os documentos dos estudantes que reservaram vagas para a rede estadual de ensino. Sem a entrega dos documentos, a vaga fica disponível no sistema, podendo ser reservada por outro candidato. Até esta quarta-feira (26/01), mais de 15 mil estudantes de todas as modalidades de ensino ainda precisavam efetuar a matrícula com os comprovantes solicitados.

Os dados são referentes a todas as modalidades de ensino e a todos os 62 municípios do Amazonas.

Após a reserva de vagas pelo site matriculas.am.gov.br, o aluno ou o responsável precisa ir até a escola onde solicitou a vaga para realizar a matrícula, mediante apresentação dos documentos. É esta etapa que cerca de 15 mil estudantes não concluíram.

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, explica que, sem a confirmação, os alunos podem perder a vaga na escola pretendida.

“Após os procedimentos realizados nos prazos do Calendário de Matrículas, o sistema fica aberto para fazer reserva de vagas para todas as modalidades, de acordo com a oferta. Se o candidato não entregar os documentos, ele não efetivou a matrícula, o que significa que a vaga segue disponível no sistema para outro aluno”, esclarece a secretária.

Todas as escolas estaduais estão em funcionamento, no horário das 7h30 às 17h. Para efetuar a matrícula na unidade escolar são necessários os seguintes documentos:

• comprovante de escolaridade original;

• guia de transferência (caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou municipal do interior do estado);

• histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;

• certidão de nascimento (original e cópia);

• CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de 18 anos;

• comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);

• cartão de vacinação (cópia); e

• duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Dúvidas sobre matrículas

A Central de Atendimento está apta para auxiliar pais e responsáveis que estejam com dúvidas sobre os procedimentos de matrículas, transferências ou outros procedimentos. Por meio do número 0800 092 5050, a ligação é gratuita. No serviço realizado pela Secretaria de Estado de Educação, é possível esclarecer dúvidas e ter orientações gerais, das redes estadual e municipal.

A Central de Atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Por meio dela é possível consultar o código do aluno, as escolas próximas do endereço, os documentos necessários para a efetivação da matrícula, além de obter informações sobre os demais procedimentos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Governo regulariza 100 pistas de pouso em funcionamento na Amazônia Legal

A Anac já havia aprovado no ano passado uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região para facilitar atendimento humanitário na pandemia.

21 de maio de 2022

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022