Os detentos do Compaj assistirão filmes como ferramenta de ressocialização. "Um sonho de liberdade" com Morgan Freeman foi o primeiro a ser exibido.
Morgan Freeman e Tim Robbins no filme exibido aos detentos
Os detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), ganharam mais uma ferramenta de ressocialização.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) lançou o projeto “Cine Liberdade” para os internos da unidade prisional. A iniciativa conta com a parceria da empresa Reviver Administração Prisional Privada.
O projeto tem como finalidade promover opções de lazer e descontração para os custodiados do regime fechado.
Toda semana, os internos poderão assistir a filmes exibidos nas telas do cinema, selecionados pelas equipes de psicólogos e assistentes sociais que atuam na unidade prisional.
“Nossa proposta consiste em apresentar filmes educativos, baseados em histórias motivacionais e de superação, para tirar o ócio e melhorar o intelecto deles”, comentou o diretor do Compaj, Lucas Maceda.
A ideia, segundo ele, pode ser ainda objeto de análise nos atendimentos psicológicos futuros. “Queremos usar a cinematografia como uma aliada no estudo de caso deles, traçando um paralelo entre a ficção e a realidade dos internos”, observou.
Na primeira edição, 178 internos participaram do lançamento do projeto. Na ocasião, foi exibido o filme “Um Sonho de Liberdade”, com Tim Robbins, Morgan Freeman e Bob Gunton. O time conta a história de um empresário (Tim Robbins) preso injustamente.