fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Delegado Péricles erra ao acusar secretária e marido na CPI da Saúde

Marido da secretária de Comunicação Daniela Assayag não é dono da empresa Sonoar, como deputado Delegado Péricles denunciou na Aleam.

1 de julho de 2020

Compartilhe

Secretária Daniela Assayag apresentou documentos que comprovam que a compra da empresa não foi efetivada

O presidente da CPI da Saúde, deputado estadual Péricles Nascimento (PSL), delegado licenciado da Polícia Civil, errou feio ao acusar a secretária de comunicação do governo do Estado, Daniela Assayag, de estar envolvida na compra de respiradores pelo governo do Estado e ao acusar o marido dela, o médico Luiz Carlos Avelino Junior, de ser dono da empresa Sonoar.

Em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), zona Centro-Sul de Manaus, a secretária Daniela Assayag disse que o marido dela não é dono da empresa e apresentou documentos que comprovam que a compra não foi efetivada.

Disse, ainda, que participou da reunião com o ex-secretário de saúde, Rodrigo Tobias, para tratar de questões envolvendo a Saúde do Estado para dar respostas mais rápidas à imprensa, que não está e que nunca esteve envolvida no processo de compras dos respiradores.

Afirmou que sua conta bancária e sigilo telefônico estão disponíveis para provar que não tem tem nenhuma participação e que as informações são infundadas. Disse que ainda crer que o marido também deverá fazer o mesmo.

Acusações sem provas

O presidente da CPI acusou, sem provas, o marido da secretária de comunicação de ser dono da metade da empresa Sonoar e que ela poderia ser a principal beneficiada no esquema da compra de ventiladores pulmonares, via empresa FJAP e Cia Ltda, por R$ 2,96 milhões para o governo do Amazonas.

Segundo Daniela, o marido dela iniciou o processo de compra da empresa no dia 12 dezembro de 2019. Portanto, muito antes de se falar em pandemia do coronavírus.

As negociações estavam sendo feitas com uma das sócias da empresa.

Luiz Avelino chegou a assinar um documento de interesse pela compra de cotas da empresa mas, em função da crise econômica decorrente da pandemia, acabou fazendo o distrato referente à negociação e que foi efetivado em maio deste ano.

A compra seria feita em cinco parcelas mensais e consecutivas, mas apenas a primeira parcela da compra da empresa chegou a ser paga.

O RealTime1 confirmou que o nome do marido da secretária não aparece como cotista da empresa Sonoar Equipamentos para Terapias Respiratórias, que tem como razão social “Andrade e Mansur Comércio de Materials Hospitalares Ltda.

A empresa foi criada há oito anos, em 22 de agosto de 2012 e tem como atividade principal “Comércio Vareista de Artigos Médicos e Ortopédicos”.

Negociação não foi finalizada

“O negócio não chegou a ser efetivado. Pelo simples fato que quando ele foi pagar a segunda prestação de compras e diante de tudo o que aconteceu, ele fez o distrato imediatamente”, disse a secretária.

Sobre a acusação de que participou de reunião com interesses particulares, Daniela disse: “Eu estive, sim, naquela reunião como estive em várias outras reuniões da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), da Secretaria e de várias outras secretarias. É uma conduta minha de ir até as secretarias, pois nós trabalhamos com informação”.

Atitude precipitada

Como advogado e delegado, o presidente da CPI pode ter dado um tiro no pé, comprometendo sua conduta como presidente da CPI, pois não deveria fazer juízo de valor no comando dos trabalhos da Comissão.

Ao fazer acusações sem prova, o deputado antecipa julgamento, colocando em xeque a isenção dos trabalhos da CPI.

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021