fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

De 57 mil testes realizados em Manaus, quase 30 mil detectaram Covid-19

Os dados correspondem ao período de 3 a 20 de janeiro de exames de covid realizados nos centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques.

21 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Camila Batista / Semsa)

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros Municipais de Testagem para Covid-19 realizaram 56.923 testes rápidos de antígeno para Covid-19, entre o período de 3 a 20/1, de acordo com balanço parcial divulgado pela Prefeitura de Manaus. Do total de exames realizados, 51,5% tiveram resultado positivo, o que corresponde a 29.346 pessoas diagnosticadas com a doença.

Os dados, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), referem-se a informações de produção das UBSs no período de 3 a 20 de janeiro e ao total de exames realizados nos dois espaços descentralizados de testagem desde que as unidades entraram em operação: a do Studio 5 Centro de Convenções, no Japiim, na zona Sul, no dia 12, e do Centro de Convenções Vasco Vasques, em Flores, zona Centro-Sul, em parceria com o governo do Amazonas, no último dia 19.

Dos testes notificados até o momento, 25,5 mil foram realizados no Studio 5. Outros 24,7 mil foram coletados nas unidades de saúde da rede básica municipal onde o serviço é oferecido e em pontos de coleta temporários. E 6,6 mil foram feitos no Centro de Convenções Vasco Vasques.

As unidades com maior número de testes processados foram as do Distrito de Saúde (Disa) Norte, onde foram feitos 7,9 mil exames, seguidas das do Disa Oeste (6,6 mil testes) e Leste (6,4 mil). Nas unidades do Disa Sul foram realizados 1,6 mil testes e nas do Disa Rural, 524. Os números não incluem a produção dos centros de testagem. Os locais com oferta de testes para Covid-19 podem ser consultados no link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

Providências

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que o acompanhamento das informações da rede de atenção básica é importante para a definição de estratégias para prevenção e controle das síndromes gripais durante o período sazonal e, em especial, neste momento de expansão dos casos de Covid-19.

“O prefeito David Almeida não tem medido esforços para garantir atenção primária às pessoas com sintomas gripais, adotando todas as medidas possíveis para reduzir os riscos de adoecimento e agravamento dos casos na capital”, pontua a secretária.

Shádia ressalta que os 436 profissionais classificados no chamamento público começam a trabalhar nas unidades de maior demanda e déficit de pessoal já na próxima semana, e que a Semsa também está ampliando os estoques de medicamentos, testes e insumos, para garantir que todas as unidades sigam abastecidas.

A expectativa dos especialistas, segundo a secretária, é que os casos de Covid-19 comecem a diminuir no mês de fevereiro e até lá, a recomendação é que todos os cuidados para a prevenção das síndromes respiratórias sejam reforçados e que todos completem seu esquema vacinal. “Estamos em uma situação crítica, que só será vencida com o empenho de todos, e isso inclui cada cidadão”, conclui.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Agência do AM e Prefeitura de Parintins debatem sobre atracação de barcos

Agência Reguladora do Governo consultou a prefeitura de Parintins e outros órgãos para ordenar o fluxo de passageiros no Festival Folclórico.

26 de maio de 2022

Amazonas apresenta projetos ambientais para embaixador da Irlanda

Governo do Amazonas busca parceria com o projeto "Irlanda Global" para conseguir financiamentos a projetos ambientais em execução.

26 de maio de 2022

Crianças de comunidades ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas

Crianças da comuniade do Livramento vão assistir no Teatro Amazonas o espetáculo “Onheama”, em mais uma iniciativa de inclusão cultural do Estado.

26 de maio de 2022

Fundação Cecon ganha novos equipamentos e amplia oferta de exames

Com a entrega dos equipamentos feita pelo Governo do Amazonas, a estimativa é que, mensalmente, sejam realizados na Fundação Cecon 1,5 mil tomografias e 800 exames raio-X.

26 de maio de 2022

Ações do ‘Governo Presente’ chegam ao bairro Cidade Nova pela 5ª vez

Programação tem início às 8h e encerra às 14h, neste sábado (28), no Ceti João dos Santos Braga. Mais de 20 mil atendimentos já foram realizados em edições anteriores.

26 de maio de 2022

Cheia deixa 40 cidades em situação de emergência no Amazonas

Em 2022, 58 dos 62 municípios do Amazonas enfrentam os danos causados pela enchente. efeitos mais severos ocorreram nas cidades de Careiro da Várzea e Anamã.

26 de maio de 2022

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022