fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Covid: vacinas para crianças chegam aos municípios do AM no fim de semana

A vacinação será escalonada por grupos prioritários, começando por indígenas e quilombolas e crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Herick Pereira/Secom e Arthur Castro/Secom)

O governador Wilson Lima declarou, nesta sexta-feira (14), que as vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos começam a ser entregues aos municípios ainda neste fim de semana. No fim da manhã, o Amazonas recebeu a primeira remessa com 34.500 doses da vacina Pfizer. Os imunizantes trazem rótulo de cor laranja e foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A gente recebe com muita felicidade, com muito otimismo, porque a partir de agora a gente começa a imunizar esse grupo de 5 a 11 anos de idade. Essas doses já estão na Fundação de Vigilância em Saúde e no procedimento para descongelar essas vacinas, e neste fim de semana vamos entregar para as prefeituras”, destacou Wilson Lima.

A remessa desembarcou, por volta das 11h05, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foi conduzida até a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde as doses passaram por contabilização e foram armazenadas.

O secretário de Saúde, médico Anoar Samad, explicou sobre a dinâmica de armazenamento e distribuição das doses para as secretarias municipais de saúde de todo o Amazonas.

“O governador Wilson Lima já nos pediu e eu determinei para a FVS que fizesse todos os parâmetros o mais rápido possível, dentro das normas técnicas, para que na segunda-feira todas as prefeituras, ou pelo menos a maioria delas, dado que sabemos a dificuldades do estado em logística, mas que pelo menos a maioria delas já possa estar disponibilizando a vacina na segunda-feira, dia 17”, explicou o secretário de Saúde.

Os municípios e o quantitativo de doses que cada um receberá dessa primeira remessa de vacinas destinadas a crianças do Amazonas ainda não foi divulgado pela FVS.

Aplicação das vacinas

A vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos será escalonada por grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS). O escalonamento para a vacinação contempla, inicialmente, crianças com deficiência permanente ou com comorbidades.

O cronograma segue com indígenas e quilombolas; crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

As orientações do PNI/MS também destacam que a vacina contra Covid-19 deve ser administrada com intervalo de 15 dias da aplicação de outras vacinas do calendário infantil.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022

Incêndios na Amazônia atingem maior volume para junho em 15 anos

Programa Queimadas do Inpe contabilizou 2.562 focos de incêndio no bioma ao longo do mês. O recorde anterior foi registrado em junho de 2007, com 3.519 focos de queimada.

1 de julho de 2022

700 mil manauaras estão com vacina atrasada e casos de Covid sobem 1000%

De acordo com os boletins emitidos pela Semsa, o número de casos de Covid-19 saltou de 26 no dia 14 de junho para 447 no dia 30 do mesmo mês.

1 de julho de 2022

Studio 5 volta a ser ponto de vacinação contra a Covid-19

A vacinação no Studio 5 vai funcionar com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h Pessoas acima de 18 anos já estão aptas a tomar a quarta dose do imunizante.

1 de julho de 2022