fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Covid: vacinas para crianças chegam aos municípios do AM no fim de semana

A vacinação será escalonada por grupos prioritários, começando por indígenas e quilombolas e crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Herick Pereira/Secom e Arthur Castro/Secom)

O governador Wilson Lima declarou, nesta sexta-feira (14), que as vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos começam a ser entregues aos municípios ainda neste fim de semana. No fim da manhã, o Amazonas recebeu a primeira remessa com 34.500 doses da vacina Pfizer. Os imunizantes trazem rótulo de cor laranja e foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A gente recebe com muita felicidade, com muito otimismo, porque a partir de agora a gente começa a imunizar esse grupo de 5 a 11 anos de idade. Essas doses já estão na Fundação de Vigilância em Saúde e no procedimento para descongelar essas vacinas, e neste fim de semana vamos entregar para as prefeituras”, destacou Wilson Lima.

A remessa desembarcou, por volta das 11h05, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foi conduzida até a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde as doses passaram por contabilização e foram armazenadas.

O secretário de Saúde, médico Anoar Samad, explicou sobre a dinâmica de armazenamento e distribuição das doses para as secretarias municipais de saúde de todo o Amazonas.

“O governador Wilson Lima já nos pediu e eu determinei para a FVS que fizesse todos os parâmetros o mais rápido possível, dentro das normas técnicas, para que na segunda-feira todas as prefeituras, ou pelo menos a maioria delas, dado que sabemos a dificuldades do estado em logística, mas que pelo menos a maioria delas já possa estar disponibilizando a vacina na segunda-feira, dia 17”, explicou o secretário de Saúde.

Os municípios e o quantitativo de doses que cada um receberá dessa primeira remessa de vacinas destinadas a crianças do Amazonas ainda não foi divulgado pela FVS.

Aplicação das vacinas

A vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos será escalonada por grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS). O escalonamento para a vacinação contempla, inicialmente, crianças com deficiência permanente ou com comorbidades.

O cronograma segue com indígenas e quilombolas; crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

As orientações do PNI/MS também destacam que a vacina contra Covid-19 deve ser administrada com intervalo de 15 dias da aplicação de outras vacinas do calendário infantil.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Santa Isabel do Rio Negro vira ponto do programa Amazônia Conectada

Hospital de Santa Isabel do Rio Negro (AM) é o mais novo ponto do programa federal Amazônia Conectada e deve fazer uso de telemedicina com internet por fibra óptica fluvial.

20 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas e espaços culturais têm novos horários de funcionamento

Fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.

20 de janeiro de 2022

Predominância da variante Ômicron é de 93% em casos de Covid-19 no AM

Os novos casos detectados de Covid-19, pela Ômicron, não são de passageiros desembarcados em Manaus, vindos de regiões com transmissão comunitária da variante.

20 de janeiro de 2022

Com 7,5 mil novos casos, AM registra 29,1 mil casos de Covi-19 em dez dias

No dia 10 de janeiro deste ano, o Estado registrava 229 novos casos. Agora, são 7.505 novos casos da Covid-19 identificados nas últimas horas.

19 de janeiro de 2022

Centros de Testagem lotados podem aumentar riscos de contaminação

O Amazonas registrou quase 5 mil novos casos de Covid-19 na última terça-feira e o número pode aumentar com dois centros de testagem em funcionamento em Manaus.

19 de janeiro de 2022

Deficientes visuais trilham caminho da massoterapia, em Manaus

Turma do Senac AM, formada por 11 deficientes visuais, aprendeu técnicas como drenagem linfática, massagem relaxante, massagem terapêutica e massagem voltada para o atleta.

19 de janeiro de 2022

Pais de alunos do CMPM V se dizem prejudicados com mudança de turnos

A troca de turno em escola da zona centro-sul sem que os pais fossem avisados afeta 450 famílias estudantes, conforme denúncia feita na Aleam, nesta quarta-feira.

19 de janeiro de 2022

Wilson e David inauguram Centro de Testagem para Covid no Vasco Vasques

Na inauguração, o prefeito anunciou a alteração do horário de atendimento nos dois centros de testagem, além redução do nº de UBSs que dispõem do serviço para população.

19 de janeiro de 2022