fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

OMS: Novas recomendações sobre uso de máscaras

As novas recomendações foram anunciadas no último dia 5 de junho pela OMS e tiveram por base a revisão de provas científicas sobre o vírus e a consulta com especialistas.

8 de junho de 2020

Compartilhe

Arquivo: istockphoto

A indicação da OMS é que as máscaras sejam feitas com três camadas de tecido, e, situações nas quais é difícil manter o distanciamento físico, como no trabalho, na escola ou nos transportes públicos.

As máscaras de tecido, para uso generalizado pela população, devem ter três camadas de material para funcionarem como barreira e impedirem que gotículas contaminadas infectem as pessoas.

Os tecidos indicados para compor essas três camadas são o poliéster (indicado para compor a parte externa da máscara, que está exposta ao ambiente), o algodão (deve ser o tecido mais interno, que fica em contato com a pele facial) e o polipropileno ou também o algodão, para o uso na camada intermediária.

Outros exemplos de locais que devem seguir as novas orientações são lojas, igrejas, mesquitas e campos de refugiados. A OMS lembra ainda que a utilização das máscaras deve ser acompanhada por outras medidas, como a higienização das mãos e o distanciamento, quando possível, informou o diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus.  

“As máscaras, por si só, não protegem as pessoas da covid-19, por isso é muito importante que as pessoas sigam as demais medidas de orientação para evitar o contágio”, alertou o diretor.

Essas novas medidas fazem “parte de uma estratégia mais abrangente”, que inclui o rastreio, isolamento e tratamento de doentes e a quarentena de contatos próximos de doentes.

As novas recomendações aconselham o uso de máscaras por todas as pessoas onde houver transmissão ampla da doença e em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público; Em áreas com transmissão comunitária, a recomendação é que pessoas com 60 anos ou mais ou com doenças pré-existentes usem máscara médica em situações em que o distanciamento físico não é possível.

Além de áreas com ampla transmissão, a OMS aconselha máscaras médicas para todas as pessoas que trabalham nas áreas clínicas de uma unidade de saúde, não apenas para os trabalhadores que lidam com pacientes com Covid-19.

Leia mais Dia a Dia

Pelo quinto dia seguido, Amazonas registra mais de mil casos de Covid-19

Desde o dia 11 de janeiro, o Amazonas registra números de casos positivos acima de mil por dia. A partir do dia 13, os registros começaram a superar os dois mil casos.

18 de janeiro de 2022

Segundo Centro de Testagem para Covid-19 será aberto nesta quarta-feira

Na semana passada, a Prefeitura abriu o primeiro centro de testagem, no Centro de Convenções Studio 5. Este segundo ponto terá capacidade para realizar 200 testes por hora.

18 de janeiro de 2022

Mais de 200 crianças foram vacinadas contra a Covid-19 em Manaus

A abertura da vacinação para crianças com comorbidades e deficientes de 5 a 11 anos ocorreu ontem em quarto pontos espalhados pela cidade. A vacina aplicada é a da Pfizer.

18 de janeiro de 2022

Risco de hipertensão e diabetes é maior entre população mais pobre

Risco de doenças crônicas é maior entre os adultos que frequentaram apenas oito anos do Ensino o que indica também inclinação maior ao sedentarismo e ao tabagismo.

18 de janeiro de 2022

Índice de vacinação no interior do Amazonas ainda é preocupante

Em municípios como Tabatinga e Ipixuna, menos de 30% da população está completamente imunizada. Wilson Lima afirmou que tem buscado formas de aumentar essas estatísticas.

18 de janeiro de 2022

Mais de 43 mil reservas de vagas para novos alunos são feitas em 12 horas

Reservas de vagas são feitas no site de matrículas que atende de forma simultânea a rede pública municipal e estadual de Ensino.

18 de janeiro de 2022

81% dos brasileiros apoiam passaporte de vacina em lugar fechado

Pesquisa da Datafolha vê maioria da população favorável ao passaporte de vacina contra Covid-19 o que tem forte oposição do governo Jair Bolsonaro.

17 de janeiro de 2022

Número de motoristas alcoolizados dirigindo veículos em Manaus cai 20%

Dirigir sob o efeito de bebida alcoólica ou se recusar a fazer o teste do bafômetro são consideradas infrações de trânsito gravíssimas, passível de multa ou suspensão da CNH.

17 de janeiro de 2022