fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

CovacManaus teve apenas 26 positivados com Covid, após reforço vacinal

Após três meses da dose de reforço, apenas 26 participantes da Covac Manaus pegaram Covid-19 nas formas leves da gripe.

11 de janeiro de 2022

Compartilhe

Doses de reforço entre os pesquisados da CovacManaus permitiu a diminuição de casos de Covid-19 (Foto: Divulgação/Semed)

Dados preliminares do estudo CovacManaus, realizado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), demonstram que após três meses da aplicação da dose de reforço, apenas 26 participantes vacinados pela pesquisa apresentaram resultado positivo para Covid-19. Todos tiveram formas leves da doença.

Os números correspondem ao período de 30 de setembro de 2021 a 8 de janeiro deste ano. Não foram registradas hospitalizações ou óbitos pela doença entre os 4.400 participantes da CovcacManaus que receberam dose de reforço com a vacina AstraZeneca. 

De acordo Maria Paula Mourão, médica infectologista e coordenadora da pesquisa, os dados são positivos e reforçam a importância da população completar o esquema vacinal. “Estamos observando um quadro de maior circulação viral em todo o país e, também, no Estado do Amazonas, mas com importante redução das formas graves da doença. Isso indica que a vacina protege, e protege muito! Lembrando que nossos participantes são pessoas vulneráveis, com comorbidades, e mesmo nessas pessoas observamos uma proteção vacinal muito significativa”, destaca a pesquisadora. 

A coordenadora da pesquisa da CovacManaus lembra que a vacina não evita a contaminação pelo novo coronavírus e que o objetivo é evitar hospitalizações e óbitos. 

Os dados apresentados serão submetidos à publicação científica. As etapas de recrutamento e vacinação estão encerradas. O estudo está em fase de acompanhamento. 

Entre aqueles que apresentaram infecção por Covid-19, três foram no mês de novembro de 2021, cinco em dezembro de 2021 e 18 em janeiro deste ano. “A partir de dezembro já esperávamos o aumento de infecções respiratórias devido ao período chuvoso na nossa região”, disse Maria Paula Mourão.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Lei garante que mulher vítima de violência acesse programa de emprego

Lei garante prioridade para mulheres que comprovarem terem sido vítimas de violência a acessar programas gerenciados pelo Governo para emprego e renda.

16 de agosto de 2022

Queiroga descarta emergência pública no país devido à varíola dos macacos

O ministro da saúde citou, entretanto, a possibilidade de São Paulo recorrer à medida, uma vez que concentra a maioria dos casos registrados no país.

16 de agosto de 2022

Orquestra promove festival com trilhas sonoras clássicas do cinema

O primeiro concerto é dedicado à saga Star Wars, já o segundo se chama “Aventuras Fantásticas” e se volta para as trilhas de Harry Potter e Os Piratas do Caribe.

16 de agosto de 2022

MP-AM vota lista tríplice para escolha de novo Procurador-Geral em 1º de setembro

Nomes dos sete candidatos foram homologados na última sexta, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, do Ministério Público do Amazonas.

16 de agosto de 2022

Robério participa de Colóquio Nacional sobre a Independência do Brasil

Ele representa o Amazonas no evento e, hoje, apresenta uma mesa temática onde vai abordar os aspectos da independência do Estado e suas variáveis para a formação social.

16 de agosto de 2022

Nike impede personalização de camisas da seleção com nomes de orixás

Com dois modelos, nas tradicionais cores amarelo e azul, os uniformes, segundo a fornecedora, fazem alusão à onça-pintada e à garra da nação.

15 de agosto de 2022

Manaus terá mais de 80 pontos de vacinação contra a Covid nesta semana

Durante a semana, os pontos de vacinação contra a Covid-19 funcionam em horários estratégicos, para que a campanha seja distribuída em todas as zonas geográficas da cidade.

15 de agosto de 2022

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022