fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Com sequelas pós-Covid, menina de 13 anos é a 1ª ser vacinada no interior do AM

Sabrina tem hidrocefalia e no ano passado quase perdeu a vida ao adoecer de Covid-19. Dentre as sequelas, estão as crises de epilepsia.

13 de agosto de 2021

Compartilhe

Sabrina recebeu a vacina do secretário de Saúde em Iranduba (Foto: Divulgação)

Sabrina Evelyn Ferreira Santos, de 13 anos, tem hidrocefalia e no ano passado quase perdeu a vida ao adoecer de Covid-19. A mãe, a professora Andrea Souza, conta que a doença deixou sequelas, dentre as quais perda temporária de movimentos e da fala, além de crises de epilepsia que a menina não tinha antes de ser infectada pelo novo coronavírus.

Nesta sexta-feira (13), Sabrina foi a primeira pessoa na faixa de 12 a 17 anos com comorbidade a se vacinar no interior do Amazonas. A dose de esperança foi aplicada pelo secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Iranduba. O município é o primeiro do interior a avançar na faixa etária dos adolescentes.

Em Iranduba, o público de adolescentes com comorbidade é de 100 pessoas, já os sem comorbidade é de 9 mil. Segundo a coordenadora municipal do PNI, Rosemeiry Menezes, os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidade devem começar a se vacinar na segunda-feira (16/08).  As 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Básicas de Saúde da Família (UBSF) e equipes de saúde ribeirinhas estarão disponíveis para atender os adolescentes e quem ainda não se vacinou.

“Para mim foi um prazer enorme que minha filha fosse a primeira vacinada, nós passamos por um momento muito difícil, minha filha passou por um momento muito difícil, ela não chegou a ir pra UTI, mas teve três paradas cardiorrespiratórias, passou por um processo muito doloroso da doença. Hoje, eu sou muito grata a Deus, porque hoje ela foi imunizada”, comemorou a mãe.

A professora aproveitou a oportunidade para tomar também a primeira dose da vacina contra a Covid-19, já que não conseguiu tomar antes. “Eu tive um problema de saúde e não consegui tomar quando foi liberado para a minha idade. Agora, eu e minha filha vamos sair daqui vacinadas”, justificou.

Em Manaus, os adolescentes com comorbidade também começaram a se vacinar nesta sexta-feira; e sábado inicia para os sem comorbidade.

“A vacinação é importante para todos, então na medida em que temos disponibilidade de vacinas, nós vamos conseguindo reduzir as faixas etárias. Hoje, estamos iniciando a vacinação e viemos aqui no núcleo da APAE, com uma emoção muito grande de estar aqui com essas crianças”, disse Dr. Anoar.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021