fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Coari perde Petrobras mas agora vai ganhar reforma no aeroporto

Apesar de a Petrobras ter anunciado a venda do seu terminal na Província Petrolífera de Porto Urucu, a região ainda desperta interesses internacionais. Aeroporto vai operar jatos.

2 de julho de 2020

Compartilhe

Balsas com equipamentos a caminho de Coari

Apesar de a Petrobras ter anunciado a venda do seu terminal na Província Petrolífera de Porto Urucu, a região ainda desperta interesses comerciais. Somente isso pode explicar o fato de o Ministério da Infraestrutura anunciar esta semana a revitalização do aeroporto municipal Danilson Cirino Aires da Silva. em Coari.

Coari fica a 363 quilômetros de Manaus e tem sua economia baseada nos royalties que recebe da Petrobras. O terminal de Porto Urucu fica dentro de seu território.

Aviões de médio porte

Mas essa proximidade com a maior estatal brasileira nunca foi suficiente para fazer o município investir em seu aeroporto. Agora, com a Petrobras se despedindo da região, surge o Governo Federal com recursos de R$ 60 milhões. Recursos para dotar a pista do aeroporto de condições para receber aviões de médio porte, com motores a jato. Tais como o Embrar 190E2, usado pela Azul Linhas Aéreas, e o A319 que é operado nos voos da Latam.

Até então, o aeroporto recebia apenas as aeronaves ATR-42 e ATR-72, turbo hélices mais adaptados para as operações aéreas na região. Mas, segundo o Ministério da Infraestrutura, em dois anos estas aeronaves estarão dividindo espaço aéreo com os jatos.

O anúncio do início das obras foi feito nesta semana pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura e mereceu um post do presidente Jair Bolsonaro nas suas redes sociais, que publicou um vídeo mostrando a navegação de uma balsa com os insumos da construção. Ele ainda avisou que a balsa chegaria no dia 1º de julho a Coari, oriunda de Manaus.

No município, ainda de acordo com informações do ministério, já há uma equipe da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), da Força Aérea Brasileira, mobilizada para executar as obras, que serão executadas com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

“Conheço bem a Amazônia e sei da necessidade de melhorarmos a conectividade entre as cidades da região para facilitar a vida dos cidadãos e beneficiar a economia local”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Município administra

O aeroporto de Coari é administrado pelo município. Mas, na década passada chegou a operar em 2008 mais de 70 mil passageiros/ano. Agora, ganhará novo terminal de passageiros com cerca de 870 m², ao lado do atual terminal, que tem 360 m². As obras em Coari têm previsão de conclusão em 2023, considerando as etapas de infraestrutura e edificações. No entanto, o cronograma leva em conta as dificuldades logísticas da região amazônica e a complexidade da obra, que exige demolição e reconstrução de toda a estrutura dos pavimentos existentes.

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021