fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

CNSA aposta em inovação para manter tradição de nove décadas

Escola busca estratégias inovadoras para o acesso de seus estudantes a um ensino híbrido de qualidade e adaptar o seu projeto educativo-pastoral ao novo cotidiano escolar.

28 de junho de 2021

Compartilhe

As lives passaram a ser mais um recurso em tempos de pandemia (Foto: Divulgação)

Nove décadas nos separam desde aquele longínquo 19 de março de 1930 quando as Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas de Dom Bosco – iniciaram as atividades no colégio que viria a ser um dos mais tradicionais de Manaus, responsável pela formação de inteiras gerações que atuaram e atuam dentro e fora da sociedade manauara.

Mas, engana-se quem imagina que o maior valor do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora está na soma dos seus 91 anos de história. Prova disso são as estratégias inovadoras que a escola vem encontrando para garantir o acesso de seus estudantes a um ensino híbrido de qualidade; dar suporte e apoio pedagógico às famílias e adaptar o seu projeto educativo-pastoral ao novo cotidiano escolar.

Estudo sem fronteiras

Conjugando planejamento e flexibilidade, seguindo os protocolos de segurança e prevenção, o colégio mantem aulas diárias, no tempo normal, com suporte tecnológico do Google for Education e outras plataformas educacionais, em uso mesmo antes da pandemia, como: Portal Educacional, livros digitais, atividades interativas, avaliações on-line, aprendizagem adaptativa, plataforma de leitura Árvore do Livro e Simulado Enem Evolucional.

Na sala de aula, seja ela remota ou presencial, os professores procuram ser próximos dos estudantes oferecendo suporte e orientações também através das mídias sociais; fazendo uso dos livros didáticos digitais da Editora Edebe Brasil que os estimulam a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar diferentes itinerários formativos de modo interativo e contextualizado.

Tais conteúdos dialogam com a atualidade para inspirar projetos trimestrais que os levam a desenvolver competências e habilidades, ou seja, adquirir saberes para aplicá-los na prática.

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora tem mais de nove décadas de tradição em Manaus (Foto: Divulgação)

A escola em tempo real

Desde que a pandemia começou as escolas foram obrigadas a deixar a própria zona de conforto para aprender a utilizar os recursos da nova modalidade, visto que elas se tornaram uma ferramenta indispensável para diminuir a distância entre a família e a escola.

No Colégio Auxiliadora, as lives são utilizadas para transmitir programações como: acolhidas especiais (mensagens temáticas oferecidas no início da rotina escolar), celebrações de cunho religioso e cultural, campanhas solidárias, culminância de projetos e eventos como: o Colóquio Literário, a Exposição Científica (EXABIO) e a recente Festa Junina.

Segundo Luciana Catão, atual diretora pedagógica do colégio, “as plataformas digitais abriram um leque de possibilidades que dão asas a projetos grandiosos além de engajar toda a comunidade educativa em cursos de formação, congressos e mobilizações locais, nacionais e internacionais. Inclusive, recentemente, alguns de nossos educandos participaram de um Web Fórum Nacional pelo Pacto Educativo Global com outros 600 estudantes das Escolas Salesianas do Brasil. Algo inimaginável, mas que esse novo contexto mostrou ser possível”.

Uma formação integral e integradora

Apoiado nos pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco, do desenvolvimento sustentável e das normas da BNCC o colégio assumi a missão educativa com foco no educando para, progressivamente, torná-los protagonistas da própria aprendizagem, capazes de construir um projeto de vida aberto a dimensão transcendente, ao humanismo solidário, a cidadania ativa e global e ao compromisso com a ecologia integral.

Para tanto, nas palavras da Irmã Nádia Caetano, membro da comunidade religiosa do colégio, “mais que uma escola queremos ser ‘casa que acolhe’ para tornar o espaço educativo um lugar no qual os educandos descubram o sentido de suas vidas e construam a própria identidade com liberdade e responsabilidade”. Para saber mais sobre a escola acesse: www.auxiliadora.g12.br

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021