fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

CNSA aposta em inovação para manter tradição de nove décadas

Escola busca estratégias inovadoras para o acesso de seus estudantes a um ensino híbrido de qualidade e adaptar o seu projeto educativo-pastoral ao novo cotidiano escolar.

28 de junho de 2021

Compartilhe

As lives passaram a ser mais um recurso em tempos de pandemia (Foto: Divulgação)

Nove décadas nos separam desde aquele longínquo 19 de março de 1930 quando as Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas de Dom Bosco – iniciaram as atividades no colégio que viria a ser um dos mais tradicionais de Manaus, responsável pela formação de inteiras gerações que atuaram e atuam dentro e fora da sociedade manauara.

Mas, engana-se quem imagina que o maior valor do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora está na soma dos seus 91 anos de história. Prova disso são as estratégias inovadoras que a escola vem encontrando para garantir o acesso de seus estudantes a um ensino híbrido de qualidade; dar suporte e apoio pedagógico às famílias e adaptar o seu projeto educativo-pastoral ao novo cotidiano escolar.

Estudo sem fronteiras

Conjugando planejamento e flexibilidade, seguindo os protocolos de segurança e prevenção, o colégio mantem aulas diárias, no tempo normal, com suporte tecnológico do Google for Education e outras plataformas educacionais, em uso mesmo antes da pandemia, como: Portal Educacional, livros digitais, atividades interativas, avaliações on-line, aprendizagem adaptativa, plataforma de leitura Árvore do Livro e Simulado Enem Evolucional.

Na sala de aula, seja ela remota ou presencial, os professores procuram ser próximos dos estudantes oferecendo suporte e orientações também através das mídias sociais; fazendo uso dos livros didáticos digitais da Editora Edebe Brasil que os estimulam a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar diferentes itinerários formativos de modo interativo e contextualizado.

Tais conteúdos dialogam com a atualidade para inspirar projetos trimestrais que os levam a desenvolver competências e habilidades, ou seja, adquirir saberes para aplicá-los na prática.

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora tem mais de nove décadas de tradição em Manaus (Foto: Divulgação)

A escola em tempo real

Desde que a pandemia começou as escolas foram obrigadas a deixar a própria zona de conforto para aprender a utilizar os recursos da nova modalidade, visto que elas se tornaram uma ferramenta indispensável para diminuir a distância entre a família e a escola.

No Colégio Auxiliadora, as lives são utilizadas para transmitir programações como: acolhidas especiais (mensagens temáticas oferecidas no início da rotina escolar), celebrações de cunho religioso e cultural, campanhas solidárias, culminância de projetos e eventos como: o Colóquio Literário, a Exposição Científica (EXABIO) e a recente Festa Junina.

Segundo Luciana Catão, atual diretora pedagógica do colégio, “as plataformas digitais abriram um leque de possibilidades que dão asas a projetos grandiosos além de engajar toda a comunidade educativa em cursos de formação, congressos e mobilizações locais, nacionais e internacionais. Inclusive, recentemente, alguns de nossos educandos participaram de um Web Fórum Nacional pelo Pacto Educativo Global com outros 600 estudantes das Escolas Salesianas do Brasil. Algo inimaginável, mas que esse novo contexto mostrou ser possível”.

Uma formação integral e integradora

Apoiado nos pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco, do desenvolvimento sustentável e das normas da BNCC o colégio assumi a missão educativa com foco no educando para, progressivamente, torná-los protagonistas da própria aprendizagem, capazes de construir um projeto de vida aberto a dimensão transcendente, ao humanismo solidário, a cidadania ativa e global e ao compromisso com a ecologia integral.

Para tanto, nas palavras da Irmã Nádia Caetano, membro da comunidade religiosa do colégio, “mais que uma escola queremos ser ‘casa que acolhe’ para tornar o espaço educativo um lugar no qual os educandos descubram o sentido de suas vidas e construam a própria identidade com liberdade e responsabilidade”. Para saber mais sobre a escola acesse: www.auxiliadora.g12.br

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021