fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

CNJ instaura processo administrativo contra desembargadora do AM

Suspeita de fazer parte de esquema de venda alvarás de soltura para traficantes, desembargadora está afastada e responderá processo administrativo.

30 de julho de 2020

Compartilhe

Desembargadora Graça responderá processo administrativo da CNJ

A desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), teve seu afastamento mantido pelo órgão.

E ainda responderá Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A magistrada está sendo investigada em processo que faz parte da operação “La Muralla”, deflagrada pela Polícia Federal em 2016.

Ela é suspeita de participar de esquema de venda de alvarás de soltura para traficantes de uma facção criminosa que atua no Estado.

O procedimento instaurado na quarta-feira, segundo o CNJ, o pretende averiguar a suposta concessão irregular de liminares em plantões da magistrada. Da mesma forma que apresentam indícios de terem sido deferidos por motivos escusos.

A decisão unânime do colegiado, segundo o ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça e relator, seguiu a linha de que a desembargadora incorreu, em tese, em crimes de corrupção passiva.

Martins constatou que o número de processos distribuídos era excessivo. Assim como  as concessões de liminares expedidas pela magistrada durante os plantões, estão fora dos padrões dos outros desembargadores.

O corregedor nacional manteve o afastamento da desembargadora. Segundo ele, “os fatos são graves e lançam fundadas dúvidas quanto à lisura e imparcialidade sobre as decisõespor ela proferidas”.

Diz ainda o corregedor que a medida objetiva preservar a dignidade, a legitimidade e a credibilidade do Poder Judiciário. Uma vez que as principais testemunhas são servidores, advogados e partes, que estão sujeitos ao temor referencial do cargo por ela ocupado”.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por sua vez, disse que não vai comentar a decisão.

Leia mais Dia a Dia

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022

Globo alerta elenco sobre eleições; saiba o que pode e o que não pode

Emissora afirma que "não apoia qualquer candidato" e que sua "política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade".

24 de maio de 2022

Confira a programação oficial do Arena Planeta Boi neste sábado, em Manaus

Como em Parintins, cada bumbá fará uma apresentação oficial para seus torcedores com a participação dos itens oficiais. O azul e branco abre a ordem de apresentações.

24 de maio de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022