fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Cirurgia neurológica é realizada pela primeira vez no Instituto da Criança

Procedimento realizado para tratamento de hidrocefalia marca implantação do novo serviço de cirurgia neurológica infantil do Estado e fortalece o SUS.

25 de abril de 2021

Compartilhe

A implantação do novo serviço de cirurgia neurológica infantil do Amazonas (Foto: Divulgação)

O Instituto da Criança do Amazonas (Icam) realizou, neste sábado (24), a primeira cirurgia neurológica.

O procedimento foi executado em uma criança do sexo feminino e com quase dois meses de vida (52 dias), diagnosticada com hidrocefalia, que segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Icam recebendo acompanhamento médico.

A criança nasceu no dia 4 de março deste ano na Maternidade Ana Braga, prematura de 31 semanas e portadora de hidrocefalia por hemorragia periventricular decorrente da prematuridade.

Hoje (25), a paciente apresenta quadro clínico estável. Ela está na UTI em recuperação, sendo acompanhada pela equipe médica do Icam, e tem previsão para realizar nova tomografia do crânio ainda no decorrer deste domingo.

O procedimento

A cirurgia consistiu na introdução de um cateter intracerebral para tratamento da hidrocefalia, doença na qual ocorre o acúmulo de água dentro da cabeça, sendo um procedimento de curta duração, conforme explicou a neurocirurgiã e coordenadora do serviço de neurocirurgia, Cecília Grangeiro.

“Foi realizada uma derivação ventrículo peritoneal. Primeira neurocirurgia realizada no Icam, sendo inaugurado desta forma o serviço de neurocirurgia pediátrica eletiva. O único no estado do Amazonas. A cirurgia é essencial para que a paciente tenha um melhor desenvolvimento neurológico, diminuindo riscos de sequelas permanentes”, esclareceu a neurocirurgiã.

O procedimento cirúrgico foi conduzido pelos médicos neurocirurgiões Moyses Cohen e Wander Ferreira, e envolveu ainda uma anestesiologista e um instrumentador.

Estreia marca avanço

Para a diretora do Icam, Silvia Picanço do Nascimento, a implantação do novo serviço de cirurgia neurológica infantil do Amazonas é um avanço na área da pediatria e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

”Há mais de dez anos que esse serviço estava em projeto e hoje se concretizou. Temos a certeza de que vamos proporcionar um tratamento digno a vários pacientes que se encontram necessitando das cirurgias neurológicas. Hoje foi o começo de um serviço muito importante na área da saúde. Vamos avançando e proporcionando um SUS de excelência no atendimento pediátrico no estado do Amazonas”, afirmou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021