fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

Cirugias eletivas são retomadas pelo Estado de maneira gradual

As cirurgias serão feitas a partir de 1 de junho para pacientes com câncer, transplante de órgãos, cardíacos, com trauma ou sofrendo com dor severa.

15 de maio de 2021

Compartilhe

Cirurgias que foram adiadas serão remarcadas por meio do SISREG (Foto: divulgação)

A Nota Técnica (NT) conjunta da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), publicada nesta sexta-feira (14), autoriza a retomada das cirurgias eletivas na rede pública estadual de saúde. O retorno dos procedimentos eletivos leva em consideração o cenário a redução nos casos de Covid-19.

As cirurgias eletivas que serão retomadas devem priorizar atendimentos a pacientes com câncer, os que necessitem de transplante de órgãos, cardíacos, com trauma ou os pacientes que estejam sofrendo de dor severa.

O secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM, Jani Kenta, pontua que a retomada das cirurgias eletivas será progressiva a partir do dia 1º de junho e que os diretores das unidades devem elaborar planos para o início desse processo.

“Nós teremos a partir do dia 1º (de junho) a rede hospitalar trabalhando a questão das cirurgias eletivas de forma progressiva. Estamos com um Plano de Contingenciamento ainda relacionado à Covid-19, porém, iniciando atendimento a outras agendas, que é a agenda cirúrgica. Em todas as unidades de saúde do estado e as contratadas terão que apresentar um plano e esse plano de trabalho de retomada das cirurgias será executado de forma gradativa”, disse Kenta.

Esse tipo cirurgico possuem três classificações: as cirurgias de urgência eletiva, que devem ser realizadas dentro de duas semanas; as eletivas essenciais, que devem ser realizadas no prazo de um a três meses; e as cirurgias eletivas não essenciais, em que o paciente pode aguardar mais de três meses para realizá-la.

As cirurgias eletivas essenciais e não essenciais poderão ser realizadas nos hospitais seguindo etapas progressivas, considerando a classificação da unidade hospitalar no Plano Estadual de Contingência. Os leitos cirúrgicos e clínicos que estavam reservados para atendimentos dos casos de Covid-19 voltarão a receber procedimentos eletivos.

Caso seja necessário, com nova alça epidêmica dos casos de Covid-19, a suspensão das cirurgias eletivas também levará em consideração o perfil das unidades hospitalares no Plano de Contingência.

A marcação dos procedimentos que haviam sido suspensos, será processada pelo sistema de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde para a definição dos critérios, de acordo com cada perfil hospitalar.

Os gestores das unidades devem elaborar um plano de mudança dos leitos destinados para casos de Covid-19 para as cirurgias eletivas essenciais e não essenciais. Este plano será analisado por uma equipe técnica da SES-AM para possíveis adequações e revisões dos pontos de atenção da Rede de Urgência e Emergência.

Com informações da SES-AM

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Estudantes de Manaus participam de Festival de Futebol Feminino da CBF

120 meninas estudantes da rede estadual de ensino e 80 estudantes da rede municipal de Manaus, participarão de jogos e seminários promovidos pela CBF.

28 de novembro de 2021

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021