fbpx

sexta, 20 de maio de 2022

Ciência e Arte se unem para discutir sobre o aquecimento global

O Sarau Ciência, Arte e Emergência Climática é um projeto coordenado pela pesquisadora do INPA Denise Gutierrez, com financiamento da Fapeam.

10 de novembro de 2021

Compartilhe

Na tentativa de conectar estratégias locais com as urgências globais relacionadas à Emergência Climática, artistas, representações acadêmicas, do movimento de populações extrativistas e de ativistas climáticos se reúnem nesta quinta-feira (11), na Casa da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O objetivo é a troca de saberes sobre o papel da floresta e das comunidades amazônicas na adaptação às consequências das mudanças já causadas e no evitamento de uma crise maior.

Na ocasião, acontece mais uma edição do Sarau Ciência e Arte na Amazônia, gravado e transmitido ao vivo, a partir das 18h (horário de Manaus), no canal do INPA, no Youtube: https://youtu.be/tieVjGmWeKg.

Participações

Tatiana Sobreira, jornalista e artista plástica, criará ao vivo uma obra inédita que será sorteada no final do evento. No embalo da banda musical Batuc Banzeiro, o apresentador e idealizador do evento, Gabriel Verçoza, comandará o time seleto de participantes: Dione Torquato, coordenador geral do Conselho Nacional dos Populações Extrativistas (CNS); Natália Wagner, da Agenda de Educação Ambiental da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Sabrina Garcia, pesquisadora de pós-doutorado do INPA. De Glasgow, o ativista Danilo Farias mostrará em vídeo um pouco de sua participação na Conferência das Partes (COP26) e o poeta Ed Souza, direto de Novo Airão/AM, declamará mais uma de suas poesias inspirada no tema do evento. Esta será a primeira edição do Sarau com a presença de público: restrito e convidado.

Mudanças climáticas

Segundo os dados publicados pelo grupo composto por 234 cientistas de 66 países, até 2040 a humanidade estará vivendo em um planeta 1,5°C mais quente. Apesar de parecer pouco, segundo as previsões, essas mudanças poderiam fazer com que algumas regiões do planeta, que passam por períodos secos de dois meses, tenham de encarar períodos de 10 meses sem chuvas.

Sobre o projeto

O Sarau Ciência, Arte e Emergência Climática é um projeto coordenado pela pesquisadora do INPA Denise Gutierrez, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo do Estado do Amazonas. Conta também com as parcerias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Lis Stegmann, Gabriel Verçoza e Ana Cíntia Guazzelli assinam a direção e produção do Sarau.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022