O Sarau Ciência, Arte e Emergência Climática é um projeto coordenado pela pesquisadora do INPA Denise Gutierrez, com financiamento da Fapeam.
Na tentativa de conectar estratégias locais com as urgências globais relacionadas à Emergência Climática, artistas, representações acadêmicas, do movimento de populações extrativistas e de ativistas climáticos se reúnem nesta quinta-feira (11), na Casa da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
O objetivo é a troca de saberes sobre o papel da floresta e das comunidades amazônicas na adaptação às consequências das mudanças já causadas e no evitamento de uma crise maior.
Na ocasião, acontece mais uma edição do Sarau Ciência e Arte na Amazônia, gravado e transmitido ao vivo, a partir das 18h (horário de Manaus), no canal do INPA, no Youtube: https://youtu.be/tieVjGmWeKg.
Tatiana Sobreira, jornalista e artista plástica, criará ao vivo uma obra inédita que será sorteada no final do evento. No embalo da banda musical Batuc Banzeiro, o apresentador e idealizador do evento, Gabriel Verçoza, comandará o time seleto de participantes: Dione Torquato, coordenador geral do Conselho Nacional dos Populações Extrativistas (CNS); Natália Wagner, da Agenda de Educação Ambiental da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Sabrina Garcia, pesquisadora de pós-doutorado do INPA. De Glasgow, o ativista Danilo Farias mostrará em vídeo um pouco de sua participação na Conferência das Partes (COP26) e o poeta Ed Souza, direto de Novo Airão/AM, declamará mais uma de suas poesias inspirada no tema do evento. Esta será a primeira edição do Sarau com a presença de público: restrito e convidado.
Segundo os dados publicados pelo grupo composto por 234 cientistas de 66 países, até 2040 a humanidade estará vivendo em um planeta 1,5°C mais quente. Apesar de parecer pouco, segundo as previsões, essas mudanças poderiam fazer com que algumas regiões do planeta, que passam por períodos secos de dois meses, tenham de encarar períodos de 10 meses sem chuvas.
O Sarau Ciência, Arte e Emergência Climática é um projeto coordenado pela pesquisadora do INPA Denise Gutierrez, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo do Estado do Amazonas. Conta também com as parcerias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
Lis Stegmann, Gabriel Verçoza e Ana Cíntia Guazzelli assinam a direção e produção do Sarau.
Com informações da assessoria
Leia Mais: