fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Cetam busca recursos federais para educação profissional

O diálogo com o MEC alinha ações com o Governo Federal. Um passo interinstitucional importante para que o Amazonas atenda melhor a população e alcance as metas.

26 de novembro de 2020

Compartilhe

A direção do Cetam está em Brasília reunindo com equipes do Ministério da Educação. (Foto: Divulgação)

A direção do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) encontra-se em Brasília, participando de reuniões com equipes do Ministério da Educação (MEC).

O diretor-presidente da instituição, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, foi em busca da captação de recursos federais, visando o cumprimento das metas previstas para a educação profissional no Estado, em 2021 e 2022.

O professor José Augusto esteve na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, onde foi recebido pelo diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Sérgio Calderini.

Também reuniu-se com o secretário de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Adriano Ponte, e com o secretário executivo do ministério, Cláudio Melo.

“Além da captação de recursos federais para atender as necessidades da educação profissional no Amazonas, nos próximos dois anos, sugeri alterações contextuais no mapa nacional de demanda por educação profissional. Assim, conseguiremos suprir as necessidades regionais do Amazonas”, informa o diretor-presidente.

Alinhando Ações

Segundo o professor, retomar o diálogo com o MEC para o alinhamento de ações com o Governo Federal é um passo interinstitucional importante para que o Amazonas possa atender melhor a população e alcançar as metas educacionais estabelecidas. “O apoio da Serfi, por meio do secretário Adriano Ponte, é fundamental”, ressalta.

De acordo com o professor José Augusto, até 2022 serão ofertadas 300 mil vagas, divididas entre cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos técnicos de nível médio (Fortec) a todos os 62 municípios do estado.

“Precisamos da captação de mais recursos voltados à educação profissional. Isso é possível com as parcerias, aportes de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e mais projetos para o Cetam.”

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021