fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Cema distribuiu mais de 8,6 milhões de insumos de saúde em 2021

A Cema realiza a distribuição de mais de 208 medicamentos de alto custo, bancados pelo Estado e pelo governo federal, que teve um aumento de 34,9% nos usuários ativos.

1 de janeiro de 2022

Compartilhe

A Cema trabalha com cerca de 1.100 itens, entre insumos farmacológicos, hospitalares e de nutrição (Foto: Lucas Silva)

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), entregou, em 2021, mais de 8,6 milhões de medicamentos e insumos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e o programa Saúde Domiciliar. A Cema integra a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e trabalha com cerca de 1.100 itens, entre insumos farmacológicos, hospitalares e de nutrição.

“A Cema vem desenvolvendo estratégias para estruturar um processo de construção de planejamento que visa fortalecer e desenvolver a assistência farmacêutica com um serviço de qualidade ao cidadão”, destacou o coordenador da Cema, Erick Barbosa.

A Cema realiza a distribuição de mais de 208 medicamentos de alto custo por meio do Ceaf, custeada pelo Estado e pelo governo federal, que teve um aumento de 34,9% no número de usuários ativos, quando comparado com 2020, atualmente atendendo mais de 22 mil pessoas. O Ceaf realizou mais de 5,7 milhões de dispensações em 2021.

Neste ano, o serviço ofertado pelo Ceaf foi descentralizado para o interior do estado, com a implantação nos municípios de Iranduba e Parintins (a 27 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Na atual gestão, o setor foi implementado em mais unidades do estado, além da Cema, nas Fundações Hospital Alfredo da Matta e Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas; Policlínicas Codajás e Gilberto Mestrinho, Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana e Paulo Lima, Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), Hospital Infantil Dr. Fajardo e Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) da Zona Oeste, além do município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).

O programa Saúde Domiciliar atendeu cerca de 4.050 pacientes neste ano, com a liberação de mais de 2,8 milhões de itens até o mês de novembro. Por meio do programa, são entregues fraldas, nutrição enteral, fórmulas infantis, cateteres, colchões antiescaras, suplementos e insumos como curativos, sondas, gazes, seringas, luvas e frascos aos usuários do SUS.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos neste sábado

Código de Trânsito completa 24 anos neste sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

22 de janeiro de 2022

Veterinário orienta donos sobre cuidados com pets no ‘inverno amazônico’

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais para passar pela temporada de aumento das chuvas e umidade relativa do ar de forma saudável.

22 de janeiro de 2022

Governo suspende atendimento presencial na sede do Sine AM

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (24), e vai até a sexta-feira (29). Decisão é é para resguardar a saúde dos servidores e das pessoas que frequentam o local.

22 de janeiro de 2022

Pontos de vacinação de Manaus terão atendimentos neste sábado

Campanha atende ao público de 12 anos e mais em oito pontos. Em todos estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses, e a quarta dose para imunosuprimidos.

22 de janeiro de 2022

ONG oferece atendimento psicológico gratuito para a população no AM

ONG realiza a partir desta segunda-feira (24) atendimento psicológico gratuito para todas as pessoas, crianças e deficientes auditivos em Manaus e cidades do interior do AM.

22 de janeiro de 2022

Iranduba ganha dois centros de testagem de Covid-19 a partir deste sábado

Os centros serão instalados na UBS Dr. Lourenço Borghi, localizada na travessa Juruá, no Centro do município, e na UBS Vitória Paz, localizada no distrito de Cacau Pirêra.

21 de janeiro de 2022

De 57 mil testes realizados em Manaus, quase 30 mil detectaram Covid-19

Os dados correspondem ao período de 3 a 20 de janeiro de exames de covid realizados nos centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques.

21 de janeiro de 2022

Nível do rio Negro volta a baixar pelo segundo dia seguido, em Manaus

Em 2022, o rio Negro baixou seis centímetros nas últimas 48 horas. A primeira vez que o nível do rio Negro baixou em 2021, no ano da cheia recorde, foi no dia 16 de de junho.

21 de janeiro de 2022