fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Calha do Médio Solimões recebe estimulo no avanço da produção rural

Produtores rurais de Alvarães receberam o cartão do produtor primário (CPP), que regulariza a situação dos trabalhadores e os tornam aptos a participar de políticas públicas.

18 de outubro de 2020

Compartilhe

O CPP é um benefício destinado exclusivamente à pessoa física que exerça a atividade de produção rural. (Foto: Divulgação)

O governador do Amazonas, Wilson Lima esteve, nesse sábado (17), no município de Alvarães, onde realizou a entrega de cartões do produtor primário (CPPs) para 97 produtores rurais da região.

A ação, intermediada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), ocorreu na praça central do município e teve como intuito estimular o avanço da produção rural na calha do Médio Solimões.

Na ocasião, o governador ressaltou a importância da regularização dos trabalhadores, que passam a estar aptos a participar das políticas públicas oferecidas pelo Governo do Estado.

“Faço questão de vir no interior, independente de onde fique, do tamanho, faço questão de ir às comunidades e olhar no olho das pessoas, de conversar com o cidadão. Faço isso porque sei a realidade do interior, as dificuldades que se passam aqui. Tenho uma identidade muito grande com o povo do interior do Amazonas, que por muito tempo ficou abandonado. Essa realidade começou a mudar no dia 1˚ de janeiro de 2019″, destacou o governador.

Em Alvarães, o Idam atende mais de 300 agricultores familiares. Ano passado, foram aprovados mais de R$ 155 mil em crédito rural para o setor primário através de 11 projetos elaborados pelos técnicos do Instituto.

Beneficiados

Um dos beneficiados é o produtor rural Boaventura Silva, que há mais de duas décadas vive do cultivo de frutas, como abacaxi e banana. Para ele, a iniciativa é uma oportunidade de melhorar a qualidade da produção.

“Vai mudar muita coisa porque com a epidemia ficou muito ruim pra gente. A produção da gente estragou porque não foi entregue nada e agora, estamos começando de novo. Com esse cartão, vamos comprar mais coisas, adubo pra gente trabalhar. Vai ajudar muito”, comemora Boaventura.

Cartão do Produtor Primário

O Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Estado do Amazonas destinado exclusivamente à pessoa física que exerça a atividade de produção rural. Com o documento, o produtor consegue isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de máquinas, insumos e equipamentos, proporciona desconto de energia elétrica junto à operadora, mediante o cadastro e a vistoria da empresa de energia elétrica, entre outros benefícios.

Saiba mais sobre o Cartão do Produtor Primário, no site do Idam, através do link: http://www.idam.am.gov.br/servicos/carteira-do-produtor.

Leia mais Dia a Dia

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022

Semsa garante que estoque de testes para Covid-19 é suficiente para demanda

A preocupação é decorrente do que já acontece em São Paulo que, com estoque para oferecer os testes por apenas mais 15 dias, limitou a testagem e grupos de risco.

18 de janeiro de 2022

Pelo quinto dia seguido, Amazonas registra mais de mil casos de Covid-19

Desde o dia 11 de janeiro, o Amazonas registra números de casos positivos acima de mil por dia. A partir do dia 13, os registros começaram a superar os dois mil casos.

18 de janeiro de 2022

Segundo Centro de Testagem para Covid-19 será aberto nesta quarta-feira

Na semana passada, a Prefeitura abriu o primeiro centro de testagem, no Centro de Convenções Studio 5. Este segundo ponto terá capacidade para realizar 200 testes por hora.

18 de janeiro de 2022