fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Brasil x Uruguai: protocolo sanitário é definido; confira documento

Documento dispõe sobre normas relacionadas à comercialização dos ingressos, entrada e saída de público e trabalhadores, preparação do espaço e e funcionamento no dia do jogo.

5 de outubro de 2021

Compartilhe

Partida de futebol vai ocorrer no dia 14 de outubro na Arena da Amazônia (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas divulgou, nesta terça-feira (5), as regras sanitárias e de prevenção à Covid-19 para a partida de futebol entre Brasil e Uruguai. O jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 será no próximo dia 14 de outubro, na Arena da Amazônia, em Manaus. 

Para garantir a compra do ingresso e acessar o estádio, o torcedor terá que estar com o esquema vacinal completo, com duas doses ou dose única para quem tomou o imunizante da Janssen. A segunda dose precisa ter sido aplicada, pelo menos, 15 dias antes do dia do jogo. O torcedor tem que comprovar o esquema vacinal no momento da aquisição do ingresso pela internet.

A mesma regra valerá para os contemplados na Campanha “Vacina Premiada”, lançada pelo Governo do Amazonas, que vai sortear três mil ingressos do jogo.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Anoar Samad, além de ser uma medida de segurança, a exigência da vacina em eventos é um estímulo para a população se vacinar, assim como a campanha “Vacina Premiada”.  

“Isso é muito importante para estimular, inclusive, as pessoas a se imunizarem. Quando a gente fala em dose única, lembrem-se que é a dose da Janssen, único imunizante preconizado como dose única. Todos os outros são para duas doses”, destacou o médico, durante a live do governador Wilson Lima nesta terça-feira, direto da Arena da Amazônia, para anunciar a Campanha “Vacina Premiada”.

Ele explicou que se a pessoa tiver tomado a segunda dose há mais de 15 dias já está apta a assistir ao jogo na Arena. Mas, se o intervalo entre as duas doses for menor que esse prazo, a pessoa terá que fazer o teste para detecção de Covid-19. 

“Aqueles do Vacina Premiada que, porventura, tomarem o imunizante com um intervalo inferior a 15 dias da segunda dose até o jogo, nós testaremos 48 horas antes. Já para quem comprou o ingresso e estiver com a 2ª dose com o intervalo inferior a 15 dias, estes deverão apresentar por conta própria o teste realizado 48 horas antes do jogo”, explicou.

Protocolo sanitário

Assinado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) o protocolo com as regras sanitárias para o jogo  está publicado no site da FVS-RCP e pode ser acessado AQUI

O documento dispõe sobre as normas relacionadas à comercialização dos ingressos, a entrada e saída de público e trabalhadores, preparação do espaço e processos e funcionamento no dia do jogo. O protocolo também dispõe do monitoramento dos participantes da partida de futebol durante os 14 dias seguintes ao jogo. 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, informa que os sorteados com vacinação da segunda dose inferior a 15 dias antes do jogo passarão por triagem de saúde 48 horas antes do jogo e realizarão o teste rápido de antígeno ou RT-PCR. Ainda segundo ela, todos os envolvidos na organização e realização do evento serão monitorados por meio de telemonitoramento, durante 14 dias, após a realização do jogo. Esse monitoramento será realizado pela  SES-AM/FVS-RCP e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

O acompanhamento e análise de dados serão realizados a partir do banco de dados gerado no cadastro da bilheteria que será repassado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), organizadora do evento.

Durante o monitoramento pós-evento, quem apresentar sintomas sugestivos de Covid-19 deverá informar imediatamente à FVS-RCP e à Semsa/Manaus e buscar atendimento médico. São considerados sintomas gripais suspeitos: dor de garganta, coriza, perda da sensibilidade do olfato e do paladar, diarréia, dor abdominal, febre, calafrios, dor muscular, cansaço e dor de cabeça. 

Prevenção

Tatyana Amorim destaca que, além da adesão à campanha de vacinação contra Covid-19, todos os participantes e trabalhadores vão seguir as medidas de prevenção à Covid-19. 

“O uso correto de máscara de proteção respiratória é obrigatório para todos, o que inclui torcedores, trabalhadores, comissões técnicas, quem está na arquibancada ou nos camarotes e os jogadores quando estiverem fora do campo”, detalha Tatyana.

Nas arquibancadas, só será permitido o consumo de alimentos industrializados. Os torcedores receberão recipiente com álcool em gel a 70% para que possam higienizar as mãos sem necessidade de deslocamento do assento. 

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021