fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Brasil tem primeira semana de alta de óbitos por Covid desde maio

Os números das últimas semanas ainda vão crescer. Nas próximas atualizações, janeiro tende a ser o primeiro mês com alta de óbitos frente ao mês anterior desde março de 2021.

26 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

As mortes por Covid voltaram a subiram nas duas primeiras semanas de 2022. É a 1ª alta desde maio de 2021. Confirma a piora da pandemia. Os números são de óbitos por data real divulgados no último boletim epidemiológico do coronavírus do Ministério da Saúde.

Os dados de data real demoram para ser confirmados e lançados no sistema. Os números das últimas semanas ainda vão crescer. Nas próximas atualizações, janeiro tende a ser o 1º mês com alta de óbitos frente ao mês anterior desde março de 2021.

Há duas estatísticas de mortes por Covid. A mais conhecida é a das notificações: esse número é divulgado diariamente no Poder360 e em vários veículos jornalísticos. O outro dado, mais preciso, é a data real da ocorrência do óbito. Mostra o dia em que as pessoas de fato morreram. Esse registro permite verificar de maneira mais precisa o estágio em que a pandemia se encontra.

A semana de 2 a 8 de janeiro foi a 1ª desde maio a registrar aumento do número de vítimas da covid em comparação com duas semanas atrás. Cresceu 8%. A última semana com alta havia sido de 30 de maio a 5 de junho do ano passado.

Na semana de 9 a 15 de janeiro, houve alta de 37% das mortes frente a duas semanas (26 de dezembro a 1º de janeiro). Foram 631 vítimas contra 460. Os dados preliminares de janeiro já mostram 1.287 mortes. É metade dos números de dezembro (2.599) e o mês ainda não acabou. Além disso, mais registros serão lançados nas próximas atualizações, aumentando o dado atual.

O patamar ainda é baixo se comparado ao auge da pandemia. Foram 80.891 vítimas em março de 2021. Mas esse aumento já mostra o impacto da ômicron no país. Apesar de a variante ser menos letal, o crescimento dos casos também eleva o número de mortes. O patamar de infectados nunca foi tão elevado. Sistemas de saúde voltaram a ficar sobrecarregados. E agora há alta de óbitos.

Fonte: Portal Poder 360

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022