fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Bombeiro orienta como proceder em casos de acidentes domésticos

Para prevenir e evitar acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros do Amazonas recomenda medidas e protocolos para serem seguidos em residências e condomínios.

22 de abril de 2021

Compartilhe

Bombeiro explica como prevenir acidentes domésticos com panelas de pressão e gás (Foto: Divulgação)

Acidentes domésticos nas cozinhas de casas e apartamentos são situações que podem trazer risco à vida e à integridade da população. Casos envolvendo vazamentos de gás ou explosão provocada pelo uso incorreto da panela de pressão são exemplos de ocorrências que podem ameaçar a segurança.

Para prevenir e evitar acidentes como estes, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recomenda medidas e protocolos para serem seguidos na utilização, armazenamento e conservação de panelas, botijas, mangueiras e reguladores de gás.

No uso da panela de pressão, é necessário realizar a manutenção da borracha, da válvula, além do pino de segurança a cada seis meses. No cozimento de alimentos no recipiente, é indicado colocar água somente até 80% da capacidade da panela. Também não é recomendado levar a panela para debaixo da torneira da pia com o objetivo de baixar sua temperatura.

O procedimento correto, de acordo com o CBMAM, é aliviar a pressão por meio da válvula, aguardando até o seu resfriamento. Os bombeiros militares enfatizam que jamais deve ser permitido que crianças ou pessoas sem o conhecimento devido façam o uso da panela de pressão.

Já nos casos das botijas de gás, para quem faz o seu uso na área externa das residências, é adequado que o utensílio fique armazenado em locais com ventilação natural, distante por pelo menos um metro e meio de ralos e fontes de calor.

Em relação aos condomínios que usufruem de gás encanado, é necessário estar atento ao período de manutenção das tubulações e conexões que transportam o gás de cozinha, além de substituir as mangueiras e reguladores usados no interior dos apartamentos, seguindo as observações dos fabricantes destes produtos e respeitando o seus prazos de validade.

As mangueiras e os registros de botijões de gás têm validade de cinco anos, cada. Os bombeiros sugerem que as pessoas comprem os produtos com a mesma data de vencimento para coincidir e facilitar na hora de trocar.

O sargento Ewerton Augusto, que atua na área de ensino e instrução do CBMAM, explica os procedimentos que devemos tomar uma vez que acidentes em panelas de pressão ou vazamentos de gás já tenham ocorrido.

“Primeiramente ligar para o 193. Retirar as pessoas de dentro da casa e manter em local seguro até aguardar a chegada da equipe de emergência. Em casos de vazamentos de gás sem fogo, não ligue equipamentos eletrônicos ou luzes, abra portas e janelas aumentando a ventilação natural da casa”.

Ainda de acordo com o sargento, é fundamental proteger a respiração com um pano úmido e desligar o registro de gás, se possível.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021