fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Bombeiro orienta como proceder em casos de acidentes domésticos

Para prevenir e evitar acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros do Amazonas recomenda medidas e protocolos para serem seguidos em residências e condomínios.

22 de abril de 2021

Compartilhe

Bombeiro explica como prevenir acidentes domésticos com panelas de pressão e gás (Foto: Divulgação)

Acidentes domésticos nas cozinhas de casas e apartamentos são situações que podem trazer risco à vida e à integridade da população. Casos envolvendo vazamentos de gás ou explosão provocada pelo uso incorreto da panela de pressão são exemplos de ocorrências que podem ameaçar a segurança.

Para prevenir e evitar acidentes como estes, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recomenda medidas e protocolos para serem seguidos na utilização, armazenamento e conservação de panelas, botijas, mangueiras e reguladores de gás.

No uso da panela de pressão, é necessário realizar a manutenção da borracha, da válvula, além do pino de segurança a cada seis meses. No cozimento de alimentos no recipiente, é indicado colocar água somente até 80% da capacidade da panela. Também não é recomendado levar a panela para debaixo da torneira da pia com o objetivo de baixar sua temperatura.

O procedimento correto, de acordo com o CBMAM, é aliviar a pressão por meio da válvula, aguardando até o seu resfriamento. Os bombeiros militares enfatizam que jamais deve ser permitido que crianças ou pessoas sem o conhecimento devido façam o uso da panela de pressão.

Já nos casos das botijas de gás, para quem faz o seu uso na área externa das residências, é adequado que o utensílio fique armazenado em locais com ventilação natural, distante por pelo menos um metro e meio de ralos e fontes de calor.

Em relação aos condomínios que usufruem de gás encanado, é necessário estar atento ao período de manutenção das tubulações e conexões que transportam o gás de cozinha, além de substituir as mangueiras e reguladores usados no interior dos apartamentos, seguindo as observações dos fabricantes destes produtos e respeitando o seus prazos de validade.

As mangueiras e os registros de botijões de gás têm validade de cinco anos, cada. Os bombeiros sugerem que as pessoas comprem os produtos com a mesma data de vencimento para coincidir e facilitar na hora de trocar.

O sargento Ewerton Augusto, que atua na área de ensino e instrução do CBMAM, explica os procedimentos que devemos tomar uma vez que acidentes em panelas de pressão ou vazamentos de gás já tenham ocorrido.

“Primeiramente ligar para o 193. Retirar as pessoas de dentro da casa e manter em local seguro até aguardar a chegada da equipe de emergência. Em casos de vazamentos de gás sem fogo, não ligue equipamentos eletrônicos ou luzes, abra portas e janelas aumentando a ventilação natural da casa”.

Ainda de acordo com o sargento, é fundamental proteger a respiração com um pano úmido e desligar o registro de gás, se possível.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021