fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

Bombeiro orienta como proceder em casos de acidentes domésticos

Para prevenir e evitar acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros do Amazonas recomenda medidas e protocolos para serem seguidos em residências e condomínios.

22 de abril de 2021

Compartilhe

Bombeiro explica como prevenir acidentes domésticos com panelas de pressão e gás (Foto: Divulgação)

Acidentes domésticos nas cozinhas de casas e apartamentos são situações que podem trazer risco à vida e à integridade da população. Casos envolvendo vazamentos de gás ou explosão provocada pelo uso incorreto da panela de pressão são exemplos de ocorrências que podem ameaçar a segurança.

Para prevenir e evitar acidentes como estes, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recomenda medidas e protocolos para serem seguidos na utilização, armazenamento e conservação de panelas, botijas, mangueiras e reguladores de gás.

No uso da panela de pressão, é necessário realizar a manutenção da borracha, da válvula, além do pino de segurança a cada seis meses. No cozimento de alimentos no recipiente, é indicado colocar água somente até 80% da capacidade da panela. Também não é recomendado levar a panela para debaixo da torneira da pia com o objetivo de baixar sua temperatura.

O procedimento correto, de acordo com o CBMAM, é aliviar a pressão por meio da válvula, aguardando até o seu resfriamento. Os bombeiros militares enfatizam que jamais deve ser permitido que crianças ou pessoas sem o conhecimento devido façam o uso da panela de pressão.

Já nos casos das botijas de gás, para quem faz o seu uso na área externa das residências, é adequado que o utensílio fique armazenado em locais com ventilação natural, distante por pelo menos um metro e meio de ralos e fontes de calor.

Em relação aos condomínios que usufruem de gás encanado, é necessário estar atento ao período de manutenção das tubulações e conexões que transportam o gás de cozinha, além de substituir as mangueiras e reguladores usados no interior dos apartamentos, seguindo as observações dos fabricantes destes produtos e respeitando o seus prazos de validade.

As mangueiras e os registros de botijões de gás têm validade de cinco anos, cada. Os bombeiros sugerem que as pessoas comprem os produtos com a mesma data de vencimento para coincidir e facilitar na hora de trocar.

O sargento Ewerton Augusto, que atua na área de ensino e instrução do CBMAM, explica os procedimentos que devemos tomar uma vez que acidentes em panelas de pressão ou vazamentos de gás já tenham ocorrido.

“Primeiramente ligar para o 193. Retirar as pessoas de dentro da casa e manter em local seguro até aguardar a chegada da equipe de emergência. Em casos de vazamentos de gás sem fogo, não ligue equipamentos eletrônicos ou luzes, abra portas e janelas aumentando a ventilação natural da casa”.

Ainda de acordo com o sargento, é fundamental proteger a respiração com um pano úmido e desligar o registro de gás, se possível.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Estudantes de Manaus participam de Festival de Futebol Feminino da CBF

120 meninas estudantes da rede estadual de ensino e 80 estudantes da rede municipal de Manaus, participarão de jogos e seminários promovidos pela CBF.

28 de novembro de 2021

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021