fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

Balsa hospital garante atendimento à população de Anamã até agosto

Município afetado pela enchente tem à disposição unidade fluvial disponibilizada pelo Governo, ofertando atendimento em diversas áreas.

10 de maio de 2021

Compartilhe

A balsa está instalada na orla do município (Foto: Divulgação)

Conhecido como a “Veneza do Amazonas”, o município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus) é afetado anualmente pela cheia do rio Solimões, ficando totalmente encoberto pelas águas durante meses do ano. Hoje, a garantia de que a assistência em saúde será mantida se dá por meio de uma Balsa Hospital, disponibilizada pelo Governo do Amazonas.

A Balsa Hospital, alugada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), fica instalada na orla do município de Anamã normalmente por três meses do ano.

Em 2021, devido aos impactos da enchente e a previsão de uma cheia de grandes proporções – que já afeta 9.570 pessoas, segundo dados da Defesa Civil –, a embarcação permanecerá na cidade por pelo menos quatro meses. O atendimento à população na balsa iniciou em maio deste ano.

Unidade municipal alagada

A gerente da região do Rio Negro e Solimões da Secretaria Executiva de Atenção Especializada ao Interior (SEA/Interior) da SES-AM, Jeane Neiva, explicou que a subida do rio fez com que o Hospital Francisco Salles de Moura alagasse, demandando do governo uma nova estratégia para garantir este tipo de assistência em Anamã.

Atendimentos

Os atendimentos na Balsa Hospital incluem urgência e emergência, sala de parto, laboratório, alojamento para as enfermarias, refeitório e cozinha. A unidade executa, inclusive, toda a assistência para diagnóstico e tratamento da Covid-19, desde a triagem, por meio de testes rápidos, antígeno e RT-PCR, a consultas e internação.

“A gente teve todo esse cuidado de atender essa demanda da Covid próximo ao hospital, tanto da urgência e emergência como também pelas internações. Graças a Deus estamos há seis dias sem nenhum paciente internado e está sendo controlado e monitorado o tratamento de Covid-19 nas residências”, destacou a diretora da unidade, Alessandra Silva.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021