fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Aumenta a procura por exames que detectam os vírus da gripe e da Covid

Aumento na procura por testes de Covid nas 12 unidades do laboratório Sabin, em Manaus foi de 200% nos primeiros dias do mês de janeiro.

12 de janeiro de 2022

Compartilhe

Diagnóstico rápido e preciso ajuda no tratamento correto e eficaz e evita aglomerações nas filas (Foto: Reprodução)

O surto de gripe no Brasil e o avanço da variante Ômicron, do vírus da covid-19, aumentaram a demanda por testes que detectam os vírus. O Sabin Medicina Diagnóstica, rede nacional com 12 unidades em Manaus, registrou, nestes primeiros dias de janeiro, um crescimento de mais de 200% em relação ao mesmo período de dezembro de 2021 na procura por testes para detectar o novo coronavírus.

De acordo com boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o número de casos positivos de Covid no Amazonas tem subido consideravelmente. Somente de sexta-feira (7) a domingo (9), foram registrados 1.154 novos casos. No mesmo período da semana anterior, a soma não passou de 173.A biomédica Danielle Vieira, supervisora de coletas do Sabin, informa que, em relação à busca por teste para Influenza, o crescimento foi de 116% na primeira semana de janeiro, comparado à primeira semana do mês anterior.


“Mas os números expressivos se dão devido à assertividade dos médicos em relação à solicitação de exames com base no diagnóstico clínico feito por eles”, explica Danielle Vieira, ressaltando a importância do paciente, ao sentir os sintomas, procurar por orientação profissional.


Ela alerta que o diagnóstico rápido e preciso ajuda não apenas no tratamento correto e mais eficaz, como também no controle epidemiológico e evita aglomerações nas filas das emergências e internações hospitalares. “Com indicadores corretos, é possível ajudar as autoridades de saúde na melhor tomada de decisão sobre assistência, campanhas de prevenção e outras ações que se façam necessárias”, afirma Danielle.
Conforme o último boletim da FVS-RCP, há 1.203 casos de Influenza A no Amazonas, sendo 84% (1.007) da linhagem H3N2.

O Grupo Sabin está oferecendo o mini painel respiratório, sem custo para os pacientes que procuram as unidades da empresa para realizar o RT-PCR convencional (saliva ou secreção nasal) para Covid-19. O exame detecta os vírus Influenza A e B, Sincicial Respiratório e Sars Cov-2. A ação integra as atividades de responsabilidade social do Sabin para conter o surto de Influenza.

Com informações da Sabin

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid mata 4x mais crianças de 0 a 4 anos no Brasil que maiores que 5

Oficialmente, o Brasil registrou 1.544 mortes de crianças de 0 a 11 anos. Faixa etária já pode ter atingido 3.249 óbitos e 92.837 internações desde o início da pandemia.

23 de janeiro de 2022

Exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório

A medida, sancionada pelo governador Wilson Lima, orienta que médicos da rede pública de Saúde incluam nos exames de rotina checagem das dosagens da vitamina no corpo.

23 de janeiro de 2022

Belém adia volta presencial às aulas na rede pública de ensino

Decisão foi tomada após a identificação de casos de síndromes gripais entre trabalhadores da educação. Aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24) de forma remota.

23 de janeiro de 2022

Fiocruz Amazônia realiza evento pelo mês da Visibilidade Trans

O evento reforça a necessidade de respeito ao movimento trans e a importância da promoção de cidadania entre mulheres e homens travestis e transexuais.

23 de janeiro de 2022

Roteirista da Turma da Mônica, amazonense Romahs lança obra sobre felinos

Livro “Todos os meus gatos de volta” conta uma aventura tendo como personagens as várias representações mitológicas ou religiosas de felinos em culturas de outros povos.

23 de janeiro de 2022

Novo Centro de Testagem realizou exames em mais de 10 mil pessoas

Do dia 19 de janeiro até este sábado (22), o número de exames do tipo antígeno realizados no espaço foi de 10.533, sendo 5.387 com resultados positivos e 5.146 negativos.

23 de janeiro de 2022

ANAC dá primeira autorização para entrega comercial usando drones

Empresa contemplada foi a companhia Speedbird. Poderão ser carregadas cargas de até 2,5 quilos em um raio de até 3 quilômetros. Autorização contempla áreas rurais e urbanas.

23 de janeiro de 2022

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

Voluntários em São Paulo e Salvador que receberam doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em um intervalo de seis meses antes do início do estudo.

23 de janeiro de 2022