fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Aumenta a procura por exames que detectam os vírus da gripe e da Covid

Aumento na procura por testes de Covid nas 12 unidades do laboratório Sabin, em Manaus foi de 200% nos primeiros dias do mês de janeiro.

12 de janeiro de 2022

Compartilhe

Diagnóstico rápido e preciso ajuda no tratamento correto e eficaz e evita aglomerações nas filas (Foto: Reprodução)

O surto de gripe no Brasil e o avanço da variante Ômicron, do vírus da covid-19, aumentaram a demanda por testes que detectam os vírus. O Sabin Medicina Diagnóstica, rede nacional com 12 unidades em Manaus, registrou, nestes primeiros dias de janeiro, um crescimento de mais de 200% em relação ao mesmo período de dezembro de 2021 na procura por testes para detectar o novo coronavírus.

De acordo com boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o número de casos positivos de Covid no Amazonas tem subido consideravelmente. Somente de sexta-feira (7) a domingo (9), foram registrados 1.154 novos casos. No mesmo período da semana anterior, a soma não passou de 173.A biomédica Danielle Vieira, supervisora de coletas do Sabin, informa que, em relação à busca por teste para Influenza, o crescimento foi de 116% na primeira semana de janeiro, comparado à primeira semana do mês anterior.


“Mas os números expressivos se dão devido à assertividade dos médicos em relação à solicitação de exames com base no diagnóstico clínico feito por eles”, explica Danielle Vieira, ressaltando a importância do paciente, ao sentir os sintomas, procurar por orientação profissional.


Ela alerta que o diagnóstico rápido e preciso ajuda não apenas no tratamento correto e mais eficaz, como também no controle epidemiológico e evita aglomerações nas filas das emergências e internações hospitalares. “Com indicadores corretos, é possível ajudar as autoridades de saúde na melhor tomada de decisão sobre assistência, campanhas de prevenção e outras ações que se façam necessárias”, afirma Danielle.
Conforme o último boletim da FVS-RCP, há 1.203 casos de Influenza A no Amazonas, sendo 84% (1.007) da linhagem H3N2.

O Grupo Sabin está oferecendo o mini painel respiratório, sem custo para os pacientes que procuram as unidades da empresa para realizar o RT-PCR convencional (saliva ou secreção nasal) para Covid-19. O exame detecta os vírus Influenza A e B, Sincicial Respiratório e Sars Cov-2. A ação integra as atividades de responsabilidade social do Sabin para conter o surto de Influenza.

Com informações da Sabin

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022