fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Atuação da Força Nacional no AM será definida em reunião ainda hoje

De um efetivo de 144 oficiais da tropa, 40 chegaram nesta quarta-feira (9) no Estado para dar o suporte às ações de combate aos ataques do crime organizado.

9 de junho de 2021

Compartilhe

Ações da Força Nacional de Segurança no Amazonas devem durar 30 dias (Foto: Divulgação)

Um total de 40 oficiais da Força Nacional de Segurança já estão no Amazonas para reforçar o combate a novos atos de vandalismo de facções criminosas em Manaus e no interior. A primeira parte do efetivo chegou nesta quarta-feira (9) e o restante da tropa – 104 policiais militares – estará no Estado até amanhã, conforme o governador Wilson Lima (PSC). 

A previsão é que os 144 policiais da Força Nacional deverão atuar por 30 dias no Amazonas, ainda segundo Lima. Ele também afirmou que os incêndios em veículos, prédios e espaços públicos e agências bancárias tanto na capital quanto em alguns municípios, que iniciaram na noite do último sábado e se intensificaram no domingo, foram uma reação do crime organizado às ações de enfrentamento ao tráfico de drogas pelo Governo do Estado. 

“A Base Arpão tem sido uma estrutura significativa neste processo ali no Médio Solimões, assim também como a estrutura de equipamentos, como metralhadoras, fuzis, pistolas e lanchas blindadas, e todo esse suporte importante para as polícias no combate ao tráfico de drogas”, disse Wilson Lima, ao informar que mais de 40 pessoas envolvidas nos atos de vandalismo foram presas no Amazonas até o momento.

O subcomandante da Força Nacional, coronel Américo Gaia, analisou durante a coletiva de imprensa do Governo do Estado que os ataques em Manaus e no interior, que a SSP-AM aponta serem de autoria da facção criminosa Comando Vermelho (CV), fogem do padrão visto no país. E o governador também reforçou essa análise ao classificar como “excepcional” a reação dos narcotraficantes à morte de um dos líderes do CV.

“Nosso norte é apoiar os Estados em momentos de crise. O Amazonas passa por um problema inusitado pelo modo como foi concebido os ataques porque fogem um pouco do padrão pelo que se tem visto pelo Brasil”, declarou Gaia, que explicou que a Força Nacional tem .

Reunião para alinhar estratégias

E na tarde desta quarta-feira (9), o subcomandante da Força Nacional se reunirá com os gestores das forças de segurança do Estado, como o secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, para traçar as estratégias e divisão dos trabalhos dos oficiais na capital e demais municípios alvos dos atos de vandalismo.  

“Não podemos dizer ainda que a situação está normalizada. Estamos em um clima de calma e nosso trabalho voltou ao normal em termos de policiamento ostensivo. Mas o clima de normalidade só podemos realmente garantir daqui a alguns dias com o apoio da Força Nacional”, disse o titular da SSP-AM.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021