fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Atuação da Força Nacional no AM será definida em reunião ainda hoje

De um efetivo de 144 oficiais da tropa, 40 chegaram nesta quarta-feira (9) no Estado para dar o suporte às ações de combate aos ataques do crime organizado.

9 de junho de 2021

Compartilhe

Ações da Força Nacional de Segurança no Amazonas devem durar 30 dias (Foto: Divulgação)

Um total de 40 oficiais da Força Nacional de Segurança já estão no Amazonas para reforçar o combate a novos atos de vandalismo de facções criminosas em Manaus e no interior. A primeira parte do efetivo chegou nesta quarta-feira (9) e o restante da tropa – 104 policiais militares – estará no Estado até amanhã, conforme o governador Wilson Lima (PSC). 

A previsão é que os 144 policiais da Força Nacional deverão atuar por 30 dias no Amazonas, ainda segundo Lima. Ele também afirmou que os incêndios em veículos, prédios e espaços públicos e agências bancárias tanto na capital quanto em alguns municípios, que iniciaram na noite do último sábado e se intensificaram no domingo, foram uma reação do crime organizado às ações de enfrentamento ao tráfico de drogas pelo Governo do Estado. 

“A Base Arpão tem sido uma estrutura significativa neste processo ali no Médio Solimões, assim também como a estrutura de equipamentos, como metralhadoras, fuzis, pistolas e lanchas blindadas, e todo esse suporte importante para as polícias no combate ao tráfico de drogas”, disse Wilson Lima, ao informar que mais de 40 pessoas envolvidas nos atos de vandalismo foram presas no Amazonas até o momento.

O subcomandante da Força Nacional, coronel Américo Gaia, analisou durante a coletiva de imprensa do Governo do Estado que os ataques em Manaus e no interior, que a SSP-AM aponta serem de autoria da facção criminosa Comando Vermelho (CV), fogem do padrão visto no país. E o governador também reforçou essa análise ao classificar como “excepcional” a reação dos narcotraficantes à morte de um dos líderes do CV.

“Nosso norte é apoiar os Estados em momentos de crise. O Amazonas passa por um problema inusitado pelo modo como foi concebido os ataques porque fogem um pouco do padrão pelo que se tem visto pelo Brasil”, declarou Gaia, que explicou que a Força Nacional tem .

Reunião para alinhar estratégias

E na tarde desta quarta-feira (9), o subcomandante da Força Nacional se reunirá com os gestores das forças de segurança do Estado, como o secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, para traçar as estratégias e divisão dos trabalhos dos oficiais na capital e demais municípios alvos dos atos de vandalismo.  

“Não podemos dizer ainda que a situação está normalizada. Estamos em um clima de calma e nosso trabalho voltou ao normal em termos de policiamento ostensivo. Mas o clima de normalidade só podemos realmente garantir daqui a alguns dias com o apoio da Força Nacional”, disse o titular da SSP-AM.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021