fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

‘Assumi para reduzir filas de espera por cirurgias no AM’, diz Anoar

Em entrevista ao RealTime1, o novo titular da SES-AM, Anoar Samad, garantiu que, em sua administração, trabalha para reduzir as filas de espera por cirurgias no Estado.

21 de julho de 2021

Compartilhe

(foto: Divulação)

“Tudo é pra ontem”. A afirmação é do médico urologista Anoar Samad, novo titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e foi dita durante entrevista ao RealTime1, nesta quarta-feira (21). De acordo com o especialista, um dos objetivos de sua gestão é reduzir as filas de espera por exames e cirurgias na rede pública de saúde do Amazonas. Além disso, ele falou sobre a estrutura da Saúde no Hospital Nilton Lins, gerido pelo Governo do Amazonas no tratamento de vítimas da Covid-19.

“Muitos me perguntam o motivo de eu ter aceito administrar a Secretaria de Saúde, e eu respondo que minha vinda pra cá tem muito a ver com a questão das filas. Já começamos muitos movimentos administrativos, em que estivemos reunidos, então, por exemplo, praticamente já está resolvida a questão das filas de urologia”, garantiu o novo titular da SES-AM.

Ainda de acordo com Anoar, já há licitações em andamento que serão divulgadas em breve para dar início à redução das filas. Ainda de acordo com o médico, há ainda o planejamento para beneficiar outras áreas da medicina. “Temos também filas de ortopedia em negociações, e tudo é pra ontem. Vamos adiantar, avançar, porque não é possível ter milhares de pessoas esperando por exames e cirurgias. Tudo isso é muito difícil e nós vamos pra frente. Daremos uma dedicação total a essa questão das filas”, prometeu.

Na ocasião, o especialista em urologia falou, também, sobre a situação do Hospital Nilton Lins e explicou que todos os servidores da unidade serão remanejados para outras unidades de saúde na capital.

“O atendimento no Nilton Lins segue até o dia 31 estará atendendo, e isso se deve à taxa de internação que estava muito baixa. Foi feita uma requisição administrativa e nós avaliamos esse quadro de ocupação. Nós estamos interrompendo essa requisição administrativa com a Nilton Lins, mas vamos continuar com todo o RH. Então, todos os profissionais que estão lá nós vamos manter e distribuir em toda a nossa rede de assistência à Saúde”, reforçou Anoar.

Anoar explica que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) autorizou por mais três meses o decreto de calamidade pública no Amazonas. E, com base no decreto, será possível manter esses contratos de pessoal por mais três meses.

Ele reforça que todo o aparato tecnológico vai ser catalogado, calibrado e preparado para uso imediato quando necessário por parte do Governo do Estado.

“Nós estamos interrompendo a internação lá [no Nilton Lins]. Nós só podíamos usar os leitos para Covid-19, então tínhamos uma estrutura muito grande para um número baixo de internação. O grande problema é o apoio tecnológico e montar o RH, isso nós vamos manter”, conclui o médico.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Iranduba ganha dois centros de testagem de Covid-19 a partir deste sábado

Os centros serão instalados na UBS Dr. Lourenço Borghi, localizada na travessa Juruá, no Centro do município, e na UBS Vitória Paz, localizada no distrito de Cacau Pirêra.

21 de janeiro de 2022

De 57 mil testes realizados em Manaus, quase 30 mil detectaram Covid-19

Os dados correspondem ao período de 3 a 20 de janeiro de exames de covid realizados nos centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques.

21 de janeiro de 2022

Nível do rio Negro volta a baixar pelo segundo dia seguido, em Manaus

Em 2022, o rio Negro baixou seis centímetros nas últimas 48 horas. A primeira vez que o nível do rio Negro baixou em 2021, no ano da cheia recorde, foi no dia 16 de de junho.

21 de janeiro de 2022

Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

Além do Enem, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou os calendários de outros exames, como o Revalida, o Encceja e o Enade.

21 de janeiro de 2022

Em 11 dias, Amazonas registra 37.493 novos casos de Covid-19

Ao todo, o Estado tem mais de 473 mil casos de Covid-19 e o número de mortos é de 13.869. Na última quinta, boletim revelou 6 mortes pela doença em todo o Amazonas.

21 de janeiro de 2022

MPAM investiga ocupações em áreas de linhas de transmissão de alta tensão

Amazonas Energia entrou com reclamação junto ao MPAM contra ocupações irregulares para residências, em áreas de linhas de transmissão de alta tensão distribuídas em Manaus.

21 de janeiro de 2022

Justiça suspende implantação de novo sistema de medição de energia

Juiz entendeu que afronta o direito do consumidor de auferir e fiscalizar o seu próprio consumo, uma vez que os medidores estariam sendo instalados a uma altura de 4 metros.

21 de janeiro de 2022

Empresa produz farinha de mandioca orgânica para celíacos e atletas

Projeto de empresa com apoio da Fapeam desenvolve farinha de mandioca orgânica que é benéfica para pessoas com restrições alimentares como celíacos e para os atletas.

21 de janeiro de 2022