fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

‘Assumi para reduzir filas de espera por cirurgias no AM’, diz Anoar

Em entrevista ao RealTime1, o novo titular da SES-AM, Anoar Samad, garantiu que, em sua administração, trabalha para reduzir as filas de espera por cirurgias no Estado.

21 de julho de 2021

Compartilhe

(foto: Divulação)

“Tudo é pra ontem”. A afirmação é do médico urologista Anoar Samad, novo titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e foi dita durante entrevista ao RealTime1, nesta quarta-feira (21). De acordo com o especialista, um dos objetivos de sua gestão é reduzir as filas de espera por exames e cirurgias na rede pública de saúde do Amazonas. Além disso, ele falou sobre a estrutura da Saúde no Hospital Nilton Lins, gerido pelo Governo do Amazonas no tratamento de vítimas da Covid-19.

“Muitos me perguntam o motivo de eu ter aceito administrar a Secretaria de Saúde, e eu respondo que minha vinda pra cá tem muito a ver com a questão das filas. Já começamos muitos movimentos administrativos, em que estivemos reunidos, então, por exemplo, praticamente já está resolvida a questão das filas de urologia”, garantiu o novo titular da SES-AM.

Ainda de acordo com Anoar, já há licitações em andamento que serão divulgadas em breve para dar início à redução das filas. Ainda de acordo com o médico, há ainda o planejamento para beneficiar outras áreas da medicina. “Temos também filas de ortopedia em negociações, e tudo é pra ontem. Vamos adiantar, avançar, porque não é possível ter milhares de pessoas esperando por exames e cirurgias. Tudo isso é muito difícil e nós vamos pra frente. Daremos uma dedicação total a essa questão das filas”, prometeu.

Na ocasião, o especialista em urologia falou, também, sobre a situação do Hospital Nilton Lins e explicou que todos os servidores da unidade serão remanejados para outras unidades de saúde na capital.

“O atendimento no Nilton Lins segue até o dia 31 estará atendendo, e isso se deve à taxa de internação que estava muito baixa. Foi feita uma requisição administrativa e nós avaliamos esse quadro de ocupação. Nós estamos interrompendo essa requisição administrativa com a Nilton Lins, mas vamos continuar com todo o RH. Então, todos os profissionais que estão lá nós vamos manter e distribuir em toda a nossa rede de assistência à Saúde”, reforçou Anoar.

Anoar explica que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) autorizou por mais três meses o decreto de calamidade pública no Amazonas. E, com base no decreto, será possível manter esses contratos de pessoal por mais três meses.

Ele reforça que todo o aparato tecnológico vai ser catalogado, calibrado e preparado para uso imediato quando necessário por parte do Governo do Estado.

“Nós estamos interrompendo a internação lá [no Nilton Lins]. Nós só podíamos usar os leitos para Covid-19, então tínhamos uma estrutura muito grande para um número baixo de internação. O grande problema é o apoio tecnológico e montar o RH, isso nós vamos manter”, conclui o médico.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021