fbpx

quinta, 21 de outubro de 2021

‘Assumi para reduzir filas de espera por cirurgias no AM’, diz Anoar

Em entrevista ao RealTime1, o novo titular da SES-AM, Anoar Samad, garantiu que, em sua administração, trabalha para reduzir as filas de espera por cirurgias no Estado.

21 de julho de 2021

Compartilhe

(foto: Divulação)

“Tudo é pra ontem”. A afirmação é do médico urologista Anoar Samad, novo titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e foi dita durante entrevista ao RealTime1, nesta quarta-feira (21). De acordo com o especialista, um dos objetivos de sua gestão é reduzir as filas de espera por exames e cirurgias na rede pública de saúde do Amazonas. Além disso, ele falou sobre a estrutura da Saúde no Hospital Nilton Lins, gerido pelo Governo do Amazonas no tratamento de vítimas da Covid-19.

“Muitos me perguntam o motivo de eu ter aceito administrar a Secretaria de Saúde, e eu respondo que minha vinda pra cá tem muito a ver com a questão das filas. Já começamos muitos movimentos administrativos, em que estivemos reunidos, então, por exemplo, praticamente já está resolvida a questão das filas de urologia”, garantiu o novo titular da SES-AM.

Ainda de acordo com Anoar, já há licitações em andamento que serão divulgadas em breve para dar início à redução das filas. Ainda de acordo com o médico, há ainda o planejamento para beneficiar outras áreas da medicina. “Temos também filas de ortopedia em negociações, e tudo é pra ontem. Vamos adiantar, avançar, porque não é possível ter milhares de pessoas esperando por exames e cirurgias. Tudo isso é muito difícil e nós vamos pra frente. Daremos uma dedicação total a essa questão das filas”, prometeu.

Na ocasião, o especialista em urologia falou, também, sobre a situação do Hospital Nilton Lins e explicou que todos os servidores da unidade serão remanejados para outras unidades de saúde na capital.

“O atendimento no Nilton Lins segue até o dia 31 estará atendendo, e isso se deve à taxa de internação que estava muito baixa. Foi feita uma requisição administrativa e nós avaliamos esse quadro de ocupação. Nós estamos interrompendo essa requisição administrativa com a Nilton Lins, mas vamos continuar com todo o RH. Então, todos os profissionais que estão lá nós vamos manter e distribuir em toda a nossa rede de assistência à Saúde”, reforçou Anoar.

Anoar explica que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) autorizou por mais três meses o decreto de calamidade pública no Amazonas. E, com base no decreto, será possível manter esses contratos de pessoal por mais três meses.

Ele reforça que todo o aparato tecnológico vai ser catalogado, calibrado e preparado para uso imediato quando necessário por parte do Governo do Estado.

“Nós estamos interrompendo a internação lá [no Nilton Lins]. Nós só podíamos usar os leitos para Covid-19, então tínhamos uma estrutura muito grande para um número baixo de internação. O grande problema é o apoio tecnológico e montar o RH, isso nós vamos manter”, conclui o médico.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021

Manaus contabiliza quase 280 mil com esquema vacinal em atraso

Só em Manaus, são 279.479 pessoas que passaram dos prazos para tomar a segunda dose. Ministério da Saúde recomenda busca ativa para convocar faltosos.

19 de outubro de 2021