fbpx

sexta, 21 de janeiro de 2022

Arthur e Maria Clara foram nomes mais registrados em 2021 no Amazonas

Arthur e Maria Clara lideram o ranking pelo 2º ano consecutivo, mas um novo rol desponta entre os favoritos. Confira a lista da Associação dos Notários e Registradores do AM.

20 de dezembro de 2021

Compartilhe

Gael é um dos novos nomes que, em 2020, nem aparecia no Top 50 da lista (Foto: Reprodução)

Nomes simples e bíblicos estão na moda no Amazonas em 2021. Esta foi a tendência observada pelos Cartórios de Registro Civil do estado responsáveis por registrar os nascimentos dos mais de 70 mil bebês neste ano.

Embora pelo segundo ano consecutivo Arthur, com 435 registros entre os homens, e Maria Clara, com 245 entre as mulheres, sigam na liderança entre os mais escolhidos, um novo rol de preferidos começa a se destacar na nova geração de amazonenses.

É o caso de Gael, que até 2019 não figurava na lista dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, passou a ocupar a 4ª posição da lista oficial dos Cartórios amazonenses. Em 2021, o nome subiu para a 2ª posição, ultrapassando Miguel entre os meninos.

Outro nome masculino em ascensão é Ravi, que em 2019 sequer entrou para o top 50, debutando em 2020 na 17ª posição e, em 2021, já ocupa o 10º lugar. Entre os meninos, apenas dois nomes compostos ocuparam o Top 10: João Miguel e Enzo Gabriel.

Já entre as meninas, seis nomes compostos figuraram entre os 10 Mais deste ano, repetindo a tendência de nomes compostos do ano anterior. Entre elas, um grande salto de 2020 para 2021 foi a escolha por Maria Alice que, no ano passado, ocupava o 21º lugar e, neste ano, decolou para a 2ª posição.

Laura também vem surpreendendo nos últimos anos, uma vez que em 2019 não apareceu entre os 50 Mais, porém alcançou a 7ª posição em 2020 e, neste ano, já subiu para o 4º lugar.

Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras.

Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.

“É interessante observar como as preferências dos amazonenses tem oscilações de ano a ano, levando em considerações também o contexto em que vivemos. Esse ranking demonstra justamente como os gostos das famílias se comportam com o passar do tempo e quais são as tendências para os próximos anos”, avalia o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), David Gomes.

Confira o ranking com os nomes mais registrados:

MASCULINOSFEMININOS
ArthurMaria Clara
GaelMaria Alice
MiguelAna Clara
HeitorLaura
João MiguelMaria Eduarda
GabrielMaria Júlia
SamuelHelena
Enzo GabrielAna Vitória
DaviAlice
RaviValentina

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Com queda de 50% no estoque, Hemoam convoca doadores com urgência

Pessoas saudáveis estão sendo convocadas para doarem sangue e garantir a realização de cirurgias eletivas. Ontem, abastecimento de sangue registrou queda de 50%.

21 de janeiro de 2022

Vacinação de idosos contra Covid-19 reduziu mortes em 63%, em Manaus

Estudo da Fiocruz/Amazônia feito em Manaus comprovou eficiência da vacinação contra Covid-19 na redução de óbitos e internações de pessoas com mais de 60 anos, em mais de 60%

21 de janeiro de 2022

Operação Cidade Mais Segura realizou mais de 400 abordagens na zona Norte

Cerca de 70 agentes das forças de segurança, entre policiais civis e militares, estiveram envolvidos na ação, além do apoio de 30 viaturas.

21 de janeiro de 2022

Elza Soares, ícone da música brasileira, morre aos 91 anos em casa

Elza começou a carreira cantando "Se Acaso Você Chegasse" em 1959, e se dedicou ao gênero nos anos 60. Ela é considerada uma das maiores cantoras do Brasil.

20 de janeiro de 2022

Após estabilizar, nível do rio Negro desce dois centímetros nas últimas 24h

Em 2021, a primeira vez que o nível do rio Negro registrou diminuição foi em 14 de junho, quando baixou um centímetro.

20 de janeiro de 2022

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

Decisão foi unânime. Esquema vacinal é o mesmo recomendado para adultos: duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias. Agência vetou dose para menores imunossuprimidos.

20 de janeiro de 2022

Técnicos da Anvisa recomendam CoronaVac na faixa de 6 a 17 anos

A aprovação ou não do imunizante para esta faixa ainda depende da votação da Diretoria Colegiada da Agência de Saúde, que ainda está em andamento.

20 de janeiro de 2022

Santa Isabel do Rio Negro vira ponto do programa Amazônia Conectada

Hospital de Santa Isabel do Rio Negro (AM) é o mais novo ponto do programa federal Amazônia Conectada e deve fazer uso de telemedicina com internet por fibra óptica fluvial.

20 de janeiro de 2022