fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

Arthur e Maria Clara foram nomes mais registrados em 2021 no Amazonas

Arthur e Maria Clara lideram o ranking pelo 2º ano consecutivo, mas um novo rol desponta entre os favoritos. Confira a lista da Associação dos Notários e Registradores do AM.

20 de dezembro de 2021

Compartilhe

Gael é um dos novos nomes que, em 2020, nem aparecia no Top 50 da lista (Foto: Reprodução)

Nomes simples e bíblicos estão na moda no Amazonas em 2021. Esta foi a tendência observada pelos Cartórios de Registro Civil do estado responsáveis por registrar os nascimentos dos mais de 70 mil bebês neste ano.

Embora pelo segundo ano consecutivo Arthur, com 435 registros entre os homens, e Maria Clara, com 245 entre as mulheres, sigam na liderança entre os mais escolhidos, um novo rol de preferidos começa a se destacar na nova geração de amazonenses.

É o caso de Gael, que até 2019 não figurava na lista dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, passou a ocupar a 4ª posição da lista oficial dos Cartórios amazonenses. Em 2021, o nome subiu para a 2ª posição, ultrapassando Miguel entre os meninos.

Outro nome masculino em ascensão é Ravi, que em 2019 sequer entrou para o top 50, debutando em 2020 na 17ª posição e, em 2021, já ocupa o 10º lugar. Entre os meninos, apenas dois nomes compostos ocuparam o Top 10: João Miguel e Enzo Gabriel.

Já entre as meninas, seis nomes compostos figuraram entre os 10 Mais deste ano, repetindo a tendência de nomes compostos do ano anterior. Entre elas, um grande salto de 2020 para 2021 foi a escolha por Maria Alice que, no ano passado, ocupava o 21º lugar e, neste ano, decolou para a 2ª posição.

Laura também vem surpreendendo nos últimos anos, uma vez que em 2019 não apareceu entre os 50 Mais, porém alcançou a 7ª posição em 2020 e, neste ano, já subiu para o 4º lugar.

Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras.

Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.

“É interessante observar como as preferências dos amazonenses tem oscilações de ano a ano, levando em considerações também o contexto em que vivemos. Esse ranking demonstra justamente como os gostos das famílias se comportam com o passar do tempo e quais são as tendências para os próximos anos”, avalia o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), David Gomes.

Confira o ranking com os nomes mais registrados:

MASCULINOSFEMININOS
ArthurMaria Clara
GaelMaria Alice
MiguelAna Clara
HeitorLaura
João MiguelMaria Eduarda
GabrielMaria Júlia
SamuelHelena
Enzo GabrielAna Vitória
DaviAlice
RaviValentina

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Lei garante que mulher vítima de violência acesse programa de emprego

Lei garante prioridade para mulheres que comprovarem terem sido vítimas de violência a acessar programas gerenciados pelo Governo para emprego e renda.

16 de agosto de 2022

Queiroga descarta emergência pública no país devido à varíola dos macacos

O ministro da saúde citou, entretanto, a possibilidade de São Paulo recorrer à medida, uma vez que concentra a maioria dos casos registrados no país.

16 de agosto de 2022

Orquestra promove festival com trilhas sonoras clássicas do cinema

O primeiro concerto é dedicado à saga Star Wars, já o segundo se chama “Aventuras Fantásticas” e se volta para as trilhas de Harry Potter e Os Piratas do Caribe.

16 de agosto de 2022

MP-AM vota lista tríplice para escolha de novo Procurador-Geral em 1º de setembro

Nomes dos sete candidatos foram homologados na última sexta, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, do Ministério Público do Amazonas.

16 de agosto de 2022

Robério participa de Colóquio Nacional sobre a Independência do Brasil

Ele representa o Amazonas no evento e, hoje, apresenta uma mesa temática onde vai abordar os aspectos da independência do Estado e suas variáveis para a formação social.

16 de agosto de 2022

Nike impede personalização de camisas da seleção com nomes de orixás

Com dois modelos, nas tradicionais cores amarelo e azul, os uniformes, segundo a fornecedora, fazem alusão à onça-pintada e à garra da nação.

15 de agosto de 2022

Manaus terá mais de 80 pontos de vacinação contra a Covid nesta semana

Durante a semana, os pontos de vacinação contra a Covid-19 funcionam em horários estratégicos, para que a campanha seja distribuída em todas as zonas geográficas da cidade.

15 de agosto de 2022

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022