fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Anvisa determina recolhimento de autotestes de Covid irregulares

Nesta quarta, a agência determinou o recolhimento do produto Teste Covid meu DNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva. O produto também não tem registro junto à Anvisa.

26 de janeiro de 2022

Compartilhe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (26), a suspensão, recolhimento, comercialização, distribuição, fabricação e importação de dois autotestes de Covid-19 no Brasil.

O uso desses produtos ainda não é autorizado pela Anvisa. A agência articula, junto ao Ministério da Saúde, o detalhamento para a aprovação dos autoexames de Covid. No entanto, enquanto o órgão não publica resolução permitindo o uso dos produtos, a venda dos testes permanece proibida em território nacional.

De acordo com a agência, na terça-feira, foi determinada a suspensão da comercialização do Autoteste Covid-19 Isa Lab, que não tem registro junto à Anvisa e é comercializado pela Albor Diagnósticos Laboratoriais, empresa não regularizada.

Nesta quarta, a agência determinou o recolhimento do produto Teste Covid meu DNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, da empresa Empreendimentos Pague Menos S/A. O produto também não tem registro junto à Anvisa.

“A agência recebeu a denúncia em 20/1/2022 e encaminhou os casos com prioridade para investigação. Nessa etapa é avaliado o risco sanitário iminente à saúde da população e a medida restritiva tem o objetivo de reduzir o risco rapidamente. Os casos seguem em avaliação e as infrações serão apuradas em processos administrativos próprios, nos termos da Lei 6.437/77”, informou o órgão.

Deliberação

O Ministério da Saúde enviou, nos últimos minutos de terça-feira (25), nota técnica com novas informações à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para embasar a autorização do uso de autotestes de Covid-19 no país. A agência, na última semana, adiou a decisão sobre a comercialização dos exames por falta de dados mais consistentes.

Em nota, a Anvisa confirmou o recebimento do ofício às 23h11 de terça-feira. “A agência irá analisar e ajustar a proposta ao texto de resolução já previamente feito, submeter à procuradoria da Anvisa e deliberar”, informou o órgão. De acordo com a instituição, a análise será feita no “melhor e menor” prazo possível.

Fonte: Portal Metrópoles

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022