fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Amazônia Conectada beneficia mais de dois mil alunos em Novo Airão

Projeto estabeleceu a conexão de internet para os moradores do município e foi fundamental para os estudantes no período de pandemia do novo coronavírus.

22 de dezembro de 2020

Compartilhe

Comitiva interministerial visitou Novo Airão hoje para vistoriar o andamento do projeto (Foto: Divulgação)

O Projeto Amazônia Conectada estabeleceu a conexão de internet para os moradores do município de Novo Airão (distante 195 quilômetros de Manaus) e beneficiou mais de dois mil alunos matriculados nas três escolas estaduais da cidade, desde o mês de março deste ano.

Segundo o representante do Ministério da Educação, Dilermando da Silva, o Projeto tem como meta possibilitar o acesso à internet em 444 escolas públicas ao redor do Amazonas até 2022.

Iniciando no mês de março, onde ocorreu o pico da pandemia de coronavírus no Amazonas, o funcionamento das redes de fibra óptica em Novo Airão possibilitou que os alunos da rede estadual fossem atendidos e pudessem assistir as aulas online.

A informação é da secretária Executiva Adjunta de Estado de Educação do interior, Ana Maria Freitas que, nesta terça-feira (22), esteve presente durante a visita Interministerial dos representantes do Ministério da Educação e Saúde ao município.

Segundo a secretária, os alunos das escolas estaduais Joaquim de Paula, Balbina Mestrinho e Danilo de Matos Areosa foram beneficiadas com o amplo funcionamento da internet em Novo Airão.

“Com a fibra óptica vamos poder trabalhar a distância em todas as nossas escolas e beneficiar mais de dois mil alunos”, afirmou.

Convergência

Segundo o representante do Ministério da Educação, Dilermando da Silva, o Projeto Amazônia Conectada converge com o Poejeto Escola Conectada do MEC, que tem como finalidade fornecer internet as escolas públicas ao redor do Brasil, em situação de vulnerabilidade. Os investimentos do MEC ao Amazônia Conectada somam R$ 18,5 milhões.

“A Amazônia Ocidental sempre foi um local esquecido com relação à conectividade. E essa pandemia nos ensinou, que a escola nunca mais vai ser só presencial. Vai ter de dar um ensino a distância. Apoiamos o Projeto Amazônia Conectada porque vai de encontro a tudo o que o MEC vem apregoando”, disse.

Cooperação com as Prefeituras

O prefeito do município, Frederico Júnior (PSC) afirmou que a cidade de Novo Airão é um dos principais locais turísticos do Estado e, por isso, a visita dos Ministérios foi positiva para a solução dos problemas de Internet e novos investimentos que vão impactar a Saúde e Educação.

“Tínhamos, também, uma precariedade muito grande no Hospital. Estou muito agradecido porque a solução tem chegado. Além disso, as escolas vão ser beneficiadas. Estou muito grato ao Governo Federal, na pessoa do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.

O vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Decílio Sales, afirmou que ida da comitiva Interministerial ao município de Novo Airão foi relevante para que o Governo Federal compreenda a importância da destinação de recursos para o Amazonas e acompanhe o desenvolvimento dos trabalhos que têm sido desenvolvidos em parceria com as prefeituras.

Reportagem: Izaías Godinho

Leia mais Dia a Dia

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Curso de especialização para motorista de ambulância terá nova turma no Detran-AM

Curso abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal e atribuições que o condutor deve ter.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021

Em menos de 4 anos, Praça da Matriz pode voltar a ser revitalizada

A proposta prevê a retirada do terminal que existe hoje, que apresenta diversos problemas operacionais e de manutenção, tendo ainda uma tipologia menos moderna e integrada

27 de julho de 2021

Secretaria de Educação abre matrículas para novos alunos da EJA

Os candidatos à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ficar atentos ao procedimento de matrícula, que será feito de maneira on-line e presencial.

27 de julho de 2021

No Dia do Motociclista, Detran-AM alerta sobre cuidados no trânsito

Ao mesmo tempo em que oferecem praticidade e agilidade, as motos também exigem um comportamento em que a atenção e o respeito às regras de trânsito devem ser prioridades.

27 de julho de 2021

CEL Ninimbergue Guerra será entregue reformado nesta sexta-feira

O CEL Ninimbergue Guerra recebeu melhorias como pintura interna e externa, revitalização da quadra poliesportiva, manutenção do placar, reforma dos banheiros e vestiários.

27 de julho de 2021

Mutirão de entrega de quase 4 mil RGs nos PACs acontece sábado

Para receber o RG, é necessário que o usuário se dirija ao PAC onde solicitou a emissão do documento e apresente um comprovante de identificação.

26 de julho de 2021