fbpx

terça, 25 de janeiro de 2022

Amazonas faz convênio com órgãos federais para expansão de aeroportos

Convênio para melhorar aeroportos no interior do Amazonas envolve Infraero e Ministério da Infraestrutura para beneficiar três municípios.

25 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Governador Wilson Lima assinou convênio para reestruturar aeroportos no Amazonas (Foto: Secom)

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (24), convênio com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Ministério da Infraestrutura para a execução de obras de melhorias e expansão dos aeroportos dos municípios de Itacoatiara, Maués e Fonte Boa. O convênio conta com investimentos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), e vai possibilitar a estruturação de operações de voos regionais entre as três cidades amazonenses e a malha aérea nacional.

“Assinamos um importante convênio do Ministério da Infraestrutura, juntamente com a Infraero, para recuperação, construção de projetos e todo o processo de protocolo dos aeroportos de Maués e Itacoatiara, no Baixo Amazonas, e o município de Fonte Boa, no Alto Solimões. O Amazonas tem feito um estudo tributário, em relação ao ICMS do combustível, para possibilitar ampliação de ofertas de voos para os municípios”, destacou o governador Wilson Lima.

Recursos da aviação civil para aeroportos

Com recursos do FNAC, criado para fomentar o desenvolvimento do sistema nacional de aviação civil, a Infraero fará os projetos de engenharia para os aeroportos nos três municípios do estado. A Infraero também deverá conceder a certificação para operação na região, permitindo oferta de voos de maior porte pelas companhias aéreas para essas localidades.

“É a primeira vez que a gente faz dessa forma, com a utilização de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, diretamente com a Infraero, para aproveitar a competência técnica que a Infraero tem, no desenvolvimento de projetos e no acompanhamento de obras de estrutura aeroportuária. A disponibilização de infraestrutura, de oferta aeroportuária, vai fazer com que possamos ter mais voos, aumento da oferta de assentos. Vamos preparar esses aeroportos, primeiramente, para receber na sequência a operação de aeronaves do tipo ATR, com maior capacidade”, explicou Tarcísio de Freitas.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid-19: portaria altera regras para afastamento do trabalho

O texto diz ainda que o período pode ser reduzido para sete dias, caso o funcionário apresente teste RT-PCR ou de antígeno, negativo a partir do quinto dia após o contato.

25 de janeiro de 2022

No Amazonas, 78% do público com influenza (gripe) reside em Manaus

Segundo a FVS, houve redução nos caos de gripe, porém foi observado desde o dia 19 de dezembro de 2021 o aumento de casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

25 de janeiro de 2022

Variante ômicron corresponde a 93% de testes sequenciados no Amazonas

Médico e infectologista, Marcus Vinícius aponta que o Amazonas ainda não passou pelo primeiro mês da nova onda de casos de Covid-19 ocasionada pela variante ômicron.

24 de janeiro de 2022

Indígenas e quilombolas já podem concorrer a bolsas em curso superior

Incrições em programa do Ministério da Educação (MEC) podem ser feitas até 28 de fevereiro, mas é necessário ficar atento às regras que constam na Portaria nº 389, de 2013.

24 de janeiro de 2022

Tratamento alternativo à vacina contra Covid-19 é realizado em Manaus

Aplicação de anticorpos monoclonais é um tratamento aprovado pela Anvisa e já é feito em Manaus com resultados positivos, conforme divulgação da Oncoclin.

24 de janeiro de 2022

Sinetram lança novos modelos do cartão do transporte coletivo em Manaus

Com as imagens do Teatro Amazonas, Ponte Phelippe Daou e do Rio Negro, os passageiros poderão escolher um dos três modelos ao solicitar a primeira ou demais vias.

24 de janeiro de 2022

Manutenção suspende fornecimento de água esta semana; confira dias

Pacote de intervenções da Águas de Manaus acontece entre hoje (24) e amanhã (25). População das regiões abrangidas deve reservar água tratada para o período.

24 de janeiro de 2022

Público +12 tem 42 postos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Nos pontos, além da D1 e D2, a Semsa está aplicando as doses de reforço. Já crianças com idade entre 5 e 11 anos têm quatro locais estratégicos e exclusivos para a vacinação.

24 de janeiro de 2022