fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Amazonas elabora táticas para avançar vacinação contra Covid no interior

Ação inicia por 9 municípios e será expandida para todo estado, atendendo necessidades logísticas de cada localidade; 64% deles possuem população rural maior do que urbana.

7 de dezembro de 2021

Compartilhe

Equipes de servidores da Secretaria de Estado de Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) iniciaram, no domingo (5), deslocamento para nove municípios do interior com objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população rural moradora dessas localidades. A estratégia é uma parceria do Governo do Amazonas com o Ministério da Saúde (MS) e prefeituras para traçar ações de acordo com a necessidade de cada município.

As cidades que receberam, inicialmente, as equipes são: Codajás, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Nova Olinda do Norte, Tefé, Manacapuru e Borba. Conforme a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o Estado tem elaborado estratégias, juntamente com as prefeituras, para atender as necessidades de cada localidade.

“Nós não podemos só responsabilizar as secretarias municipais, porque elas têm feito os esforços, mas a questão das comunidades rurais ou acesso às comunidades rurais e às comunidades indígenas, ele é um fator que dificulta o acesso. Portanto, tanto o Governo do Estado como o Ministério da Saúde e as secretarias municipais estão trabalhando para que nós possamos enfrentar, identificar quais são as necessidades para que possamos ajudar”, explicou Tatyana, que também falou dos desafios de cada região.

Durante entrevista coletiva, o secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, reforçou os trabalhos de intensificação da vacinação realizado pelo Governo do Amazonas diante da variante ômicron. “Desde que começamos a estratégia de vacinação pelo Estado junto com as prefeituras, com apoio dos excelentes técnicos que temos, e começamos com a estratégia de mutirões, isso vem melhorando muito, e vamos continuar a vacinação até que tenhamos informações científicas dessa nova variante”, afirmou.

Em parceria com o Ministério da Saúde, o Governo do Estado vai desenvolver ações para qualificar e ampliar o registro da vacinação em 21 municípios do Amazonas, no período de 10 a 22 de dezembro. Segundo dados da SES-AM, 64% dos municípios do Amazonas possuem população rural maior do que a urbana, sendo necessário priorizar ações para alcançar estas pessoas.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pela primeira no ano, Amazonas registra mais de 3 mil de covid-19

É o maior registro desde 30 de janeiro de 2021, quando o estado registrou 4.420 casos de covid, por causa da segunda onda da doença potencializada pela variante P.1, a Gama.

16 de janeiro de 2022

Matrículas para novos alunos da rede pública estadual iniciam nesta segunda-feira

Reserva da vaga poderá ser realizada via site de matrículas e presencialmente, nas escolas públicas da rede estadual e municipal. O prazo vence na terça-feira (18).

16 de janeiro de 2022

Manaus registra o segundo maior número de enterros de janeiro

Neste sábado (15), foram registrados 45 enterros em cemitérios da Prefeitura. Dois enterros tiveram como causa a covid-19. A partir do dia 3, os números passaram de 40.

16 de janeiro de 2022

Brasil recebe segunda remessa com 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer

A vacinação de criança de 5 a 11 anos começou neste fim de semana na maioria dos estados brasileiros. Em Manaus, a vacinação infantil inicia nesta segunda-feira (16).

16 de janeiro de 2022

Centro Municipal de Testagem no Studio 5 retoma exames nesta segunda-feira

O centro funciona de segunda a sábado das 09h00 às 19h00 no Centro de Convecções Studio 5, Distrito Industrial I. O ponto de testagem funciona desde esta quarta-feira (12).

16 de janeiro de 2022

Prefeitura de Manaus oferta 183 vagas de emprego nesta segunda–feira

As 183 vagas oferecidas pela Prefeitura são de várias áreas de atuação. O cadastro para as vagas pode ser feito de forma digital ou presencialmente no Posto do Sine Manaus.

16 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia nesta segunda-feira em quatro postos

Na lista de postos, há shopping, parque, clube e centro de convivência da família que receberão o público infantil. A vacinação começa por indígenas e quilombolas.

16 de janeiro de 2022

Amazonas registra 2.638 casos de covid-19; sexto dia com registros acima de mil

Este sábado foi o segundo dia com o maior registros de casos de covid-19, perdendo só para esta sexta-feira (14), quando o estado registrou 2.782 casos positivos da doença.

15 de janeiro de 2022