fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Amazonas é o terceiro colocado em atividade industrial em maio

Pesquisa realizada pelo IBGE coloca o Amazonas em terceiro lugar em atividade industrial em maio, perdendo apenas para Paraná e Pernambuco.

8 de julho de 2020

Compartilhe

Polo Industrial de Manaus teve bom desempenho em maio

O Amazonas ficou em terceiro lugar no ranking de crescimento de atividade industrial no mês de maio, com crescimento de 17,3%, segundo pesquisa realizada pelo IBGE.

O Paraná foi o primeiro colocado, com crescimento de 24,1%. Em segundo ficou Pernambuco, com 20,5% de crescimento.

A atividade industrial brasileira apresentou aumento no mês de maio em 12 dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal Regional, na comparação com abril.  

Paraná , Pernambuco e Amazonas foram os locais que apresentaram os aumentos mais fortes.

Os dois primeiros voltaram a crescer após resultados negativos em março e abril, período em que acumularam recuos de 31,8% e 25,4%, respectivamente.

Já o Amazonas interrompe três meses de taxas negativas consecutivas, com queda acumulada de 53,4%.

O resultado, divulgado hoje (8) pelo IBGE, é “reflexo da volta da produção de algumas unidades após a suspensão das atividades por conta da pandemia da Covid-19 em março e, principalmente, em abril”, como explica Bernardo Almeida, analista da pesquisa.

Maior parque industrial do país, São Paulo levantou a média nacional (7%) ao apresentar aumento na atividade industrial em 10,6% em maio. Paraná (24,1%) e Rio Grande do Sul (13,3%) foram os outros dois locais com maiores influências na taxa positiva nacional.

“O setor de veículos, muito forte em São Paulo e no Paraná, teve atuação importante neste aumento de maio”, exemplifica Bernardo, que também cita o setor de alimentos e o de derivados do petróleo como influenciadores desse índice.

Além destes locais, a Região Nordeste (12,7%) e a Bahia (7,6%) tiveram resultados maiores que média nacional.

Minas Gerais (6,3%), Santa Catarina (5,4%), Rio de Janeiro (5,2%), Mato Grosso (4,4%) e Goiás (3%) completam a lista de locais com aumento da atividade industrial no mês de maio.

Apenas três locais apresentaram recuo, sendo o Espírito Santo (-7,8%) com a queda mais elevada, resultando no terceiro mês seguido de recuo para o estado, com perda acumulada de 30,9% neste período. Os outros dois foram Ceará e Pará, ambos com queda de 0,8%.

Apesar do crescimento na passagem de abril para maio, Bernardo esclarece que o índice ainda está aquém do patamar, como se observa na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

“Em São Paulo, mesmo com a taxa positiva perante abril, maio apresentou o segundo pior patamar da indústria na série histórica, perdendo exatamente para o mês anterior, abril de 2020″, aponta. O início da série histórica da pesquisa foi em janeiro de 2002.

Leia mais Dia a Dia

Mais de 200 crianças foram vacinadas contra a Covid-19 em Manaus

A abertura da vacinação para crianças com comorbidades e deficientes de 5 a 11 anos ocorreu ontem em quarto pontos espalhados pela cidade. A vacina aplicada é a da Pfizer.

18 de janeiro de 2022

Risco de hipertensão e diabetes é maior entre população mais pobre

Risco de doenças crônicas é maior entre os adultos que frequentaram apenas oito anos do Ensino o que indica também inclinação maior ao sedentarismo e ao tabagismo.

18 de janeiro de 2022

Índice de vacinação no interior do Amazonas ainda é preocupante

Em municípios como Tabatinga e Ipixuna, menos de 30% da população está completamente imunizada. Wilson Lima afirmou que tem buscado formas de aumentar essas estatísticas.

18 de janeiro de 2022

Mais de 43 mil reservas de vagas para novos alunos são feitas em 12 horas

Reservas de vagas são feitas no site de matrículas que atende de forma simultânea a rede pública municipal e estadual de Ensino.

18 de janeiro de 2022

81% dos brasileiros apoiam passaporte de vacina em lugar fechado

Pesquisa da Datafolha vê maioria da população favorável ao passaporte de vacina contra Covid-19 o que tem forte oposição do governo Jair Bolsonaro.

17 de janeiro de 2022

Número de motoristas alcoolizados dirigindo veículos em Manaus cai 20%

Dirigir sob o efeito de bebida alcoólica ou se recusar a fazer o teste do bafômetro são consideradas infrações de trânsito gravíssimas, passível de multa ou suspensão da CNH.

17 de janeiro de 2022

Matrículas para novos alunos na modalidade de ensino EJA iniciam hoje

Em 2021, a modalidade EJA atendeu mais de 28 mil alunos, em todos os segmentos e em escolas da rede estadual de Manaus e do interior do Amazonas.

17 de janeiro de 2022

79% dos brasileiros apoiam vacinação de crianças de 5 a 11 anos, diz Datafolha

Esse percentual equivale a 132,5 milhões de pessoas no país. Pesquisa mostra que a rejeição à imunização contra o coronavírus para essa faixa etária é de 17%.

17 de janeiro de 2022